Tecnologia

NASA migra computadores do Windows para Linux

O objetivo, diz a agência, é ter um sistema operacional confiável, com bom desempenho e de baixo custo


	Linux: Nasa acredita que os funcionários precisam de um sistema estável e confiável que possa ser modificado conforme as necessidades
 (Divulgação/Nasa)

Linux: Nasa acredita que os funcionários precisam de um sistema estável e confiável que possa ser modificado conforme as necessidades (Divulgação/Nasa)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2013 às 18h34.

São Paulo - A NASA, agência espacial americana, decidiu migrar os sistemas dos computadores da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) do Windows para Linux.

O objetivo, diz a agência, é ter um sistema operacional confiável, com bom desempenho e de baixo custo.

Segundo a Linux Foundation, a ideia da NASA de mudar o sistema das máquinas não é nova. Mas só agora a migração foi colocada em prática.

A NASA acredita que os funcionários precisam de um sistema estável e confiável que possa ser modificado conforme as necessidades. Além disso, considera difícil ter suporte técnico a quase 400 quilômetros da Terra, onde está a ISS.

Os astronautas da ISS e funcionários da área de TI usarão computadores portáteis com Debian 6, codinome "Squeeze" da distribuição comercial livre do Linux.

A NASA firmou uma parceria com a Linux Foundation para criar dois cursos e, assim, introduzir o Linux aos astronautas e ensinar como desenvolver aplicações para o sistema. Apesar de já estar confirmado o uso do Debian 6, as formações irão preparar os funcionários para várias distribuições, como Scientific Linux.

Além dos equipamentos pessoais dos astronautas, o Linux será o sistema operacional do robô Robonaut (R2), projetado para assumir determinadas tarefas dos astronautas. A NASA acredita que a capacidade do Linux ajudará os desenvolvedores a garantir que o R2 possa ser produtivo na ISS.

Acompanhe tudo sobre:InternetMicrosoftNasaWindowsBrowsersLinux

Mais de Tecnologia

Land Rover perde US$ 258 milhões com ataque cibernético

O plano da Boeing para ‘enterrar’ suas emissões de carbono

Como escolher um projetor para montar seu cinema em casa na Black Friday

Corrida por data centers de IA faz Samsung subir preços de chips em até 60%