Tecnologia

NASA desenvolve satélites equipados com Android

Segundo a NASA, os atuais smartphones já têm muitos dos recursos necessários em um satélite


	A equipe já desenvolveu e testou a primeira versão do satélite com Android
 (Divulgação)

A equipe já desenvolveu e testou a primeira versão do satélite com Android (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2012 às 16h54.

São Paulo - A NASA começou a desenvolver pequenos satélites que usam smartphones com Android. O PhoneSat é um projeto criado para tentar reduzir o custo da construção de satélites espaciais.

A equipe de cientistas responsável pelo PhoneSat trabalha no Ames Research Center, na Califórnia, nos Estados Unidos. Segundo a NASA, os atuais smartphones já têm muitos dos recursos necessários em um satélite.

A NASA considera que o smartphone já tem um sistema operacional versátil, processadores rápidos, câmeras de alta resolução, sensores e GPS. Os cientistas acreditam que é mais fácil usar um sistema que já existe do que criar um novo. Além de dar menos trabalho, a produção do satélite fica mais barata.

A equipe já desenvolveu e testou a primeira versão do satélite com Android. Ela envolveu a produção de um dispositivo que custou US$ 3,5 mil. Com o formato de um cubo, o satélite tem o tamanho de uma xícara de café e pesa 4 quilos. Dentro dessa caixa, há um smartphone HTC Nexus One.

O smartphone atua no pequeno satélite como o computador a bordo da nave espacial. Os sensores determinam a orientação da sonda, enquanto a câmara do smartphone pode ser utilizada para observar a Terra. O sistema tem um circuito que monitora o equipamento e envia sinais por rádio para a Terra caso o aparelho pare de funcionar. Então, a NASA consegue reiniciar o smartphone.

A segunda parte do projeto, o PhoneSat 2.0, já está em desenvolvimento. Esse satélite funcionará com um Nexus S, da Samsung. O aparelho também terá mais funcionalidades, como eletroímãs capazes de controlar a orientação do satélite do espaço. Além disso, o satélite terá um sistema de rádio. Ele permitirá que os cientistas o controlem da Terra.

O segundo projeto deve ser concluído apenas no meio de 2013. A NASA espera lançar as duas versões em 2013. A partir dos resultados gerados nessas etapas, a NASA desenvolverá os próximos projetos do PhoneSat.

Acompanhe tudo sobre:AndroidGoogleNasaSatélites

Mais de Tecnologia

Sonos nomeia brasileiro Hugo Barra para o conselho de diretores

BeReal estreia anúncios nos EUA após ser comprado pela Voodoo

WhatsApp caiu? Usuários relatam instabilidade no aplicativo neste sábado

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China