Tecnologia

Nasa aposenta satélite de monitoramento dos oceanos

São Paulo - A Nasa, agência espacial americana, anunciou que o satélite Jason-1 falhou e foi desativado. O instrumento lançado em 2011 acompanhava o aumento do nível...

Jason-1 (Divulgação/Nasa)

Jason-1 (Divulgação/Nasa)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

São Paulo - A Nasa, agência espacial americana, anunciou que o satélite Jason-1 falhou e foi desativado. O instrumento lançado em 2011 acompanhava o aumento do nível do mar.

O satélite Jason-1, projetado para durar até cinco anos, entrou em colapso na quarta-feira (3) e não conseguiu mais fazer transmissões de dados. Segundo a Nasa, o satélite deve ficar sem bateria nos próximos 90 dias. No entanto, permanecerá em órbita por pelo menos mais mil anos antes de cair no planeta.

O equipamento foi construído a partir de uma parceria entre os Estados Unidos e a França. O monitoramento feito por Jason-1 por pouco mais de uma década ajudou meteorologistas em previsões meteorológicas.

O Jason-1 fez uma vasta varredura da superfície dos oceanos, além de medições sobre a altura das ondas e as mudanças de temperatura nos mares. Segundo cientistas da Nasa, o equipamento foi fundamental para controlar dados sobre o El Niño e outras condições climáticas. O El Niño é um fenômeno em que há um aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico perto dos trópicos, o que afeta o regime de chuvas nas regiões.

John Grunsfeld, administrador da Nasa, afirmou que Jason-1 foi um sucesso científico, técnico e internacional. A missão cumpriu seu objetivo em todos os requisitos, em uma longa missão. Desde o lançamento, ele observou um aumento do nível do mar em quatro centímetros, uma medida exata e crítica das alterações climáticas, e um resultado direto do aquecimento global, segundo Grunsfeld.

Além deste satélite, há também a missão Jason-2, com o satélite operado pelas agências de meteorologia dos Estados Unidos e da Europa. Os cientistas garantem que o equipamento está bem de saúde e continua a recolher dados. Esta equipe também se prepara para lançar o próximo satélite da série, Jason-3, em março de 2015. 

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)INFONasaPaíses ricosSatélites

Mais de Tecnologia

Loja de Black Myth: Wukong no Tmall fatura US$ 410 mil em três dias

Setor fotovoltaico na China projeta alta de 10% na capacidade instalada

Meta lança aplicativo de edição de vídeo em meio a banimento do CapCut

Líderes de tecnologia acompanharam Trump em culto antes da posse presidencial