Tecnologia

NASA adia para 28 de outubro lançamento de satélite climático

Agência espacial anunciou que atrasou em um dia o lançamento do aparelho

O satélite será o primeiro a medir as mudanças de curto e longo prazo no tempo e no clima (AFP/GETTY IMAGES / roberto gonzalez)

O satélite será o primeiro a medir as mudanças de curto e longo prazo no tempo e no clima (AFP/GETTY IMAGES / roberto gonzalez)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2011 às 09h27.

Washington - A agência espacial americana (NASA) adiou nesta quarta-feira para o dia 28 de outubro o lançamento de um satélite de observação meteorológica e climática que ajudará a prever tempestades extremas e fornecerá uma visão mais apurada das mudanças climáticas.

O satélite de 1,5 bilhão de dólares, denominado "National Polar-orbiting Operational Environmental Satellite System Preparatory Project", ou NPP, será o primeiro a medir as mudanças de curto e longo prazo no tempo e no clima, explicou a Nasa.

O lançamento, inicialmente marcado para o dia 27 de outubro, "foi reprogramado para o dia 28 de outubro", anunciou a Nasa em uma mensagem no microblog Twitter.

O NPP será lançado da Base da Força Aérea Vandenberg, na Califórnia, entre as 09H48 e as 09H57 GMT (07H48 e 07H57 de Brasília) de sexta-feira, 28 de outubro.

O satélite, que tem o tamanho de um veículo utilitário, levará cinco instrumentos que lhe permitirão estudar a temperatura e a água na atmosfera, o impacto das nuvens e dos aerossóis na temperatura, e a resposta das plantas terrestres e marinhas às mudanças ambientais.

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalClimaMeio ambienteNasaSatélites

Mais de Tecnologia

ChatGpt fora do ar? IA tem instabilidade neste sábado, 26

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026