Tecnologia

NASA adia para 28 de outubro lançamento de satélite climático

Agência espacial anunciou que atrasou em um dia o lançamento do aparelho

O satélite será o primeiro a medir as mudanças de curto e longo prazo no tempo e no clima (AFP/GETTY IMAGES / roberto gonzalez)

O satélite será o primeiro a medir as mudanças de curto e longo prazo no tempo e no clima (AFP/GETTY IMAGES / roberto gonzalez)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2011 às 09h27.

Washington - A agência espacial americana (NASA) adiou nesta quarta-feira para o dia 28 de outubro o lançamento de um satélite de observação meteorológica e climática que ajudará a prever tempestades extremas e fornecerá uma visão mais apurada das mudanças climáticas.

O satélite de 1,5 bilhão de dólares, denominado "National Polar-orbiting Operational Environmental Satellite System Preparatory Project", ou NPP, será o primeiro a medir as mudanças de curto e longo prazo no tempo e no clima, explicou a Nasa.

O lançamento, inicialmente marcado para o dia 27 de outubro, "foi reprogramado para o dia 28 de outubro", anunciou a Nasa em uma mensagem no microblog Twitter.

O NPP será lançado da Base da Força Aérea Vandenberg, na Califórnia, entre as 09H48 e as 09H57 GMT (07H48 e 07H57 de Brasília) de sexta-feira, 28 de outubro.

O satélite, que tem o tamanho de um veículo utilitário, levará cinco instrumentos que lhe permitirão estudar a temperatura e a água na atmosfera, o impacto das nuvens e dos aerossóis na temperatura, e a resposta das plantas terrestres e marinhas às mudanças ambientais.

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalClimaMeio ambienteNasaSatélites

Mais de Tecnologia

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro

Vale a pena comprar celular na Black Friday?

A densidade de talentos define uma empresa de sucesso; as lições da VP da Sequoia Capital