Tecnologia

Namoro por e-mail, o novo golpe da web

SÃO PAULO - Os fraudadores de plantão já encontraram mais um método para extorquir dinheiro dos internautas incautos: o golpe das namoradas por e-mail em falsas agências online de encontros. O golpe funciona assim: um homem carente se interessa por uma garota com anúncio em uma dessas agências. Após algum tempo em contato, trocando mensagens […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h34.

SÃO PAULO - Os fraudadores de plantão já encontraram mais um método para extorquir dinheiro dos internautas incautos: o golpe das namoradas por e-mail em falsas agências online de encontros.

O golpe funciona assim: um homem carente se interessa por uma garota com anúncio em uma dessas agências. Após algum tempo em contato, trocando mensagens eletrônicas, a tal garota pede dinheiro para ir visitá-lo em seu país, incluindo despesas com visto, passagem, exames médicos e o que mais for necessário. Recebido o valor, ela some do mapa.

De acordo com uma matéria do The Observer, a fraude tem atingido, principalmente, homens ocidentais de idade mais avantajada. E as vilãs são, geralmente, garotas bem mais novas nascidas no países que formam a ex-União Soviética.

A matéria cita a história de Anthony DiMario, um motorista americano de 48 anos, divorciado, que caiu de amores por uma tal de Oksana Stolyarenko, de 28 anos. Depois de trocar e-mails e fotos por dois meses, e de enviar à garota 2 280 libras (cerca de 3 350 dólares), DiMario foi buscá-la no aeroporto de Dulles (em Maryland) - só que ninguém apareceu. DiMario afirma que até desconfiou quando sua amada virtual lhe pediu o dinheiro para obter um "visto de estudante", mas a agência Paradise Angels, de Kiev, prometeu que ele veria quase todas as suas economias de volta assim que Oksana pisasse no país. Para convencê-lo, a agência colocou o motorista em contato com outros "pretensos clientes" que garantiram que o esquema funcionaria sem problemas.

O assunto já virou até tema de filme de Hollywood - Birthday Girl, que estréia no mês que vem nos Estados Unidos e é estrelado por Nicole Kidman e Ben Chaplin. Na história, Kidman é uma mulher russa que vai à Inglaterra para viver com um banqueiro (Chaplin), apenas com o intuito de aplicar-lhe um senhor golpe.

No caso do motorista americano, diz o The Observer, após o golpe tanto Osanka quanto seu agente sumiram do mapa. DiMario começou a vasculhar na internet, especificamente sites russos, e acabou fotos de Oksana em vários deles - só que a garota usava um pseudônimo diferente em cada um deles. E mais: as fotos que ela havia enviado para ele não eram dela, mas sim de uma modelo local.

O FBI já começa a receber dezenas de denúncias sobre as falsas agências, e já deve estar montando um esquema para desmontar a rede de golpistas. Os números assustam: segundo o criminologista inglês Chris Barry-Dee, 90% das agências russas de encontro são especializadas neste golpe.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

China lança padrão internacional de dados de células-tronco para acelerar pesquisa

Estamos perto de um mundo sem senhas, diz Ann Johnson, da Microsoft

BYD supera Tesla em receita trimestral: expansão de veículos e controle de custos

Miopia no balanço: divisão de óculos de VR de Zuckerberg amargou prejuízo de US$ 4,4 bi