O novo tablet da Lenovo, chamado ThinkPad 8, chegou ao Brasil recentemente custando 1.390 reais. O valor é elevado para um tablet com tela de 8,3 polegadas que não tem suporte a chip 3G. Entretanto, o que justifica o preço é o fato de que ele roda o sistema Windows 8.1 completo, como se fosse um notebook.
Confira a seguir as primeiras impressões de INFO sobre o aparelho.
O acabamento do aparelho é em plástico. A parte traseira não parece frágil, mas os botões de volume e de desbloqueio poderiam ser mais refinados. Já a tela de 8 polegadas tem resolução Full HD (1080p)e é bastante responsiva ao toque.
O posicionamento do botão home, que tem o logotipo do Windows, indica que o aparelho deve ser usado na vertical, mas nada nos impede de usá-lo na horizontal.
O aparelho que chegou ao INFOlab não veio com teclado nem com suporte à conexão 3G. Entretanto, a empresa informa que a versão vendida no varejo conta com esses recursos.
Vale notar que a conexão para recarregamento de bateria e transferência de dados com o PC é USB 3.0, assim como acontece no Samsung Galaxy S5 e no Nokia Lumia 2520.
O ThinkPad 8 tem tela de 8,3 polegadas com resolução de 1920 por 1200p, processador Intel Atom quad core de 2,2GHz, 2GB de memória RAM e SSD de 64GB para armazenamento de dados. Contudo, o Windows 8.1 é muito mais pesado do que os sistemas móveis. Isso implica em apenas 30GB livres para o armazenamento de arquivos.
Ter o Windows 8.1 em um tablet, inicialmente, causa uma sensação de estranheza. A interface Modern (antiga Metro) certamente é a mais adequada devido à tela sensível ao toque. Entretanto, com um teclado Bluetooth, o aparelho funciona como outros tablets. Vale notar que a edição que está no INFOlab não tem o Microsoft Office instalado, algo que faz falta no quesito produtividade.
O ecossistema de aplicativos é um tanto restrito, em termos de mobilidade, se comparado ao dos concorrentes com sistemas Android e iOS. Entretanto, a loja de apps do Windows já conta com opções interessantes, como o jogo Asphalt 8, por exemplo. Claro que você pode instalar programas tradicionais de produtividade usados em computadores.
O ThinkPad 8 tem câmera principal de 8MP, uma das melhores disponíveis em tablets atualmente, apesar de seu uso ser um tanto limitado devido ao tamanho do gadget. Já a câmera frontal registra imagens de 2MP.
O funcionamento do aparelho com o processador Intel é satisfatório, por mais que a utilidade de um Windows 8.1 não ofereça a melhor usabilidade no modo tablet. Ou seja, o ThinkPad 8 parece ser um concorrente mais ameaçador para notebooks do que para tablets com Android e iOS, uma vez que sua maior utilidade é para a produtividade apesar do entretenimento ser uma possibilidade.
Entenda por que um museu britânico adotou pronomes femininos para o imperador romano Heliogábalo após reinterpretação de textos históricos e consulta a especialistas em inclusão