Na mão: Steam Controller, o novo joystick da Valve
No final de 2013, a Valve finalmente anunciou um hardware para a sua plataforma digital de games Steam, apresentado na CES 2014, em Las Vegas. Confira a seguir as...
Steam Controller (T3)
Da Redação
Publicado em 8 de janeiro de 2014 às 09h59.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h57.
No final de 2013, a Valve finalmente anunciou um hardware para a sua plataforma digital de games Steam. Confira a seguir as primeiras impressões do novo controle, que está em exposição na CES 2014, em Las Vegas.
O aguardado joystick foi projetado para funcionar no sistema Steam OS, que roda nas 14 máquinas anunciadas pela Valve, que contam com fabricantes diferentes. Apesar das marcas envolvidas, o controle pode funcionar em qualquer videogame. As empresas também podem criar seus próprios joysticks.
A primeira coisa que notamos no aparelho de cor cinza claro é que ele certamente é mais leve que os controles do PlayStation 4 ou do Xbox One, embora ele tenha uma aparência semelhante a deles.
Ficamos sabendo que o dispositivo ficará um pouco mais pesado quando estiver realmente pronto para o lançamento, devido às unidades sem fio e à bateria (a versão de demonstração tem alimentação energética via USB). A construção deve mudar, mas, ainda assim, ele será relativamente leve e confortável de segurar.
O acabamento fosco evita que o gamer deixe marcas de impressões digitais no controle. A sensação é a estar segurando um produto de plástico não muito refinado, mas a construção final será um pouco diferente desta.
Há um escalonamento de 16 botões no total - você encontrará os habituais A, B, X e Y - embora eles não estejam juntos, como seria de se esperar. Em vez disso, eles são colocados em torno de quatro botões centrais. Esses ficam no lugar do touchscreen que foi originalmente anunciado.
Você também terá três pares de gatilhos - um par na parte de baixo do controle - além de dois trackpads circulares, que são projetados para reproduzir os mesmos movimentos como um mouse de computador.
Todos os controles podem ser configurados para diferentes funções, de acordo com a sua preferência.
Não podemos deixar de dizer que o controle que vimos na CES 2014 vai mudar consideravelmente quando o produto chegar ao mercado, mas notamos que ele é bastante ergonômico e leve.
Se você é um gamer de PC, certamente será necessário um período de adaptação para usar o controle e deixar mouse e teclado de lado. Estamos ansiosos para fazer um teste real do joystick da Valve quando ele estiver pronto. Fique ligado na nossa seção de reviews.
Análise do T3