Tecnologia

Apple apresenta iMac com chip Intel e vendas recorde

Novos micros já estão à venda; outros modelos serão atualizados até o fim do ano

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h27.

Após semanas de especulação em sites de aficionados pela Apple, o CEO da empresa, Steve Jobs, finalmente anunciou o primeiro computador da empresa baseado em chips Intel. Os primeiros iMacs Intel terão o mesmo design da atual linha de computadores G5, com preços a partir de 1 299 dólares, e estarão à venda a partir desta terça-feira (10/1) no site da empresa. "O novo iMac é de duas a três vezes mais rápido que o anterior", disse Jobs em sua apresentação na Macworld 2006 de San Francisco, um dos principais eventos anuais da empresa.

A mudança da parceria da Apple, que até então usava chips PowerPC, fabricados pela IBM, era um dos movimentos mais aguardados pela indústria de tecnologia este ano. Os computadores da Apple usarão agora um chip com processamento duplo, uma tecnologia conhecida pelo nome em inglês de dual core. O restante da linha de micros da empresa utilizará chips Intel até o fim do ano. A data inicial de lançamento dos novos computadores era junho, mas foi antecipada para agora graças ao trabalho "dia e noite" dos engenheiros da Intel, disse Paul Otellini, presidente da maior fabricante de chips do mundo. Ele participou do evento, que marca uma importante guinada tecnológica para a Apple.

Jobs também anunciou números atualizados sobre a empresa. No primeiro trimestre do atual ano fiscal, a Apple faturou 5,7 bilhões de dólares, um número recorde que ficou acima da expectativa da companhia, de 4,7 bilhões. As lojas de varejo faturaram mais de 1 bilhão de dólares pela primeira vez na história.

O principal motor do crescimento é um produto que vem fazendo a fortuna da empresa, o tocador de músicas digitais iPod. Desde o lançamento, em 2001, já foram vendidos 42 milhões de unidades dos quais 32 milhões foram vendidos no ano passado. Somente no último trimestre fiscal, que incluiu a temporada de Natal, a Apple vendeu cem aparelhos por minuto em todo o mundo. Jobs também mencionou números atualizados da loja de venda de conteúdo iTunes. A venda de arquivos de música já atingiu 850 milhões de unidades. Pelas estimativas da Apple, a loja iTunes detém 83% do mercado de músicas digitais. Os vídeos, que começaram a ser vendidos em outubro passado, já superaram a marca de 8 milhões de downloads. Mas daqui para a frente a concorrência vai se intensificar e muito. No fim da semana passada, Google, Microsoft e Yahoo! anunciaram a intenção de entrar no nascente mercado de venda de downloads.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Quem é Ross Ulbrich? Fundador de marketplace de drogas recebeu perdão de Trump

Microsoft investe em créditos de carbono no Brasil

Apple está perto de conseguir um acordo para liberar as vendas do iPhone 16 na Indonésia

Musk, MrBeast ou Larry Ellison: quem vai levar o TikTok?