Tecnologia

GVT cria sudsidiária para telefonia via internet

Operadora espelho lança serviço para consumidores residenciais e quer conquistar 100 mil usuários de voz sobre IP em 2006

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h33.

Cresce no Brasil a concorrência para conquistar espaço no nascente mercado de transmissão de voz sobre protocolo de internet, conhecido pela sigla em inglês VoIP. A Global Village Telecom (GVT), empresa-espelho de telefonia fixa sediada em Curitiba, criou uma subsidiária, a Innoweb, com a missão específica de explorar o mercado de telefonia via internet para consumidores residenciais. A fim de criar e consolidar o serviço, batizado de Vono, a GVT conta com 20 milhões de reais para investir até o final de 2006, ano em que espera conquistar 50 000 clientes no Brasil e 50 000 no exterior (veja abaixo tabela com projeções do mercado VoIP no Brasil)..

Para utilizar o serviço, é preciso ter acesso de alta velocidade à internet. Existem duas modalidades diferentes. Uma delas é muito semelhante ao popular serviço Skype. O cliente pode iniciar e receber chamadas a partir de seu computador. Quem quiser utilizar um aparelho telefônico convencional, que dispensa o uso do PC, precisa comprar um adaptador.

Em ambos os casos, o usuário recebe um número de telefone e, com ele, pode fazer chamadas para 146 cidades por 11 centavos por minuto de conversação, o preço de uma ligação local. Chamadas internacionais também terão desconto -- ligações para 25 países que concentram 90% das chamadas DDI terão o preço de 25 centavos por minuto. Conexões entre assinantes do serviço são gratuitas. "Há 2 milhões de brasileiros que vivem fora do Brasil e estão interessados em ter um número telefônico virtual brasileiro", diz Rodrigo Dienstmann, vice-presidente de Negócios VoIP da GVT.

O número da Vono também receberá ligações de telefones convencionais. "A telefonia via internet precisa estar integrada à rede telefônica", afirma Dienstmann. "Isso é essencial para o sucesso do negócio." O serviço funciona como um celular pré-pago: o cliente compra créditos antecipadamente. A contratação do serviço e a administração da conta são feitas somente pela internet, pelo site. Não haverá centrais de atendimento.

Companhia de capital holandês e israelense formada em 1999, a GVT vai continuar tocando negócios de telefonia via internet voltados a corporações, área que conta com um orçamento de 30 milhões de reais. Hoje, há 11 000 usuários de telefonia sobre IP no portfólio da empresa. Com 1,1 milhão de clientes em 58 cidades e 12 estados, o faturamento da operadora será de 800 milhões de reais em 2005.

Usuários de VoIP no Brasil (mil)
2006
350 a 420
2007
460 a 550
2008
550 a 650
Fonte: GVT/Vono
Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

China lança padrão internacional de dados de células-tronco para acelerar pesquisa

Estamos perto de um mundo sem senhas, diz Ann Johnson, da Microsoft

BYD supera Tesla em receita trimestral: expansão de veículos e controle de custos

Miopia no balanço: divisão de óculos de VR de Zuckerberg amargou prejuízo de US$ 4,4 bi