Tecnologia

Empresas americanas são as mais pioneiras em tecnologia

Estudo do Fórum Econômico Mundial destaca as 36 empresas que desenvolvem as tecnologias mais inovadoras do momento 17 delas são americanas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h32.

As empresas americanas são as que mais investem em inovações tecnológicas radicais, segundo a pesquisa anual "Pioneiros da Tecnologia 2006", divulgada nesta segunda-feira (5/12) pelo Fórum Econômico Mundial. Das 36 empresas listadas neste ano, 17 vêm dos Estados Unidos. Em seguida, estão o Reino Unido (8 companhias), e Alemanha e Israel, cada um com três empresas. França, Hungria, Islândia e Suécia participam com uma companhia cada (se você é assinante, leia ainda reportagem de EXAME sobre os segredos das empresas mais inovadoras).

A pesquisa é realizada em duas fases. Na primeira, as maiores empresas de capital de risco e companhias que atuam com tecnologias de ponta indicam as organizações que, na sua avaliação, são as mais pioneiras em seus setores. Neste ano, essa fase listou 97 empresas. Na segunda etapa, um grupo de especialistas em inovação tecnológica seleciona os destaques. "As inovações geradas por essas empresas contêm a promessa de afetar significativamente os negócios e a sociedade", afirma Peter Torreele, diretor do Fórum Econômico Mundial.

São destacadas empresas em três áreas. Neste ano, o destaque foram as empresas de TI, que obtiveram 19 citações, seguidas pelas de biotecnologia e saúde (10 citações) e energia renovável (7 empresas). Para provar o pioneirismo da lista, Torreele lembra que Google, Napster, Millennium Pharmaceuticals e Encore Software foram algumas das empresas listadas nos anos anteriores (clique aqui para ver a lista completa dos contemplados neste ano, no site do Fórum).

O Fórum Econômico Mundial é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em 1971 e com sede em Genebra, na Suíça. A entidade está sob supervisão do governo suíço.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

China lança padrão internacional de dados de células-tronco para acelerar pesquisa

Estamos perto de um mundo sem senhas, diz Ann Johnson, da Microsoft

BYD supera Tesla em receita trimestral: expansão de veículos e controle de custos

Miopia no balanço: divisão de óculos de VR de Zuckerberg amargou prejuízo de US$ 4,4 bi