Tecnologia

Investimentos em energia alternativa somarão US$ 1,5 bilhão neste ano

Instituto de pesquisa americano estima que estudos voltados à energia não-poluente responderão por 7% de todo o capital de risco movimentado neste ano

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h38.

O capital de risco aplicado na pesquisa de fontes não-poluentes de energia, como a solar e a eólica, deve atingir 1,5 bilhão de dólares neste ano, de acordo com o instituto de pesquisa americano Cleantech Venture Network. Se alcançado, o valor representará um crescimento de 25% sobre o ano passado o suficiente para que essa área de pesquisas responda por 7% de todo o capital de risco movimentado em 2005. Em 2001, de acordo com o americano The Wall Street Journal, a participação era de 2%.

Somente no primeiro semestre, as pesquisas de fontes energéticas limpas receberam 21% mais recursos e alcançaram 704,6 milhões de dólares. Segundo o co-presidente da Cleantech, Nicholas Parker, a necessidade de desenvolver novos tipos de energia cresceu com a demanda das empresas, que passaram a ser cada vez mais pressionadas para reduzir a emissão de poluentes, a partir do Protocolo de Kyoto.

Desde 1999, a Cleantech estima que 7,3 bilhões de dólares foram investidos no estudo de combustíveis limpos. Com a demanda crescente, outros 8,5 bilhões devem ser gastos até 2009. A cifra inclui apenas investimentos no desenvolvimento de novas tecnologias. A aplicação dessas fontes de energia pelas empresas, como a instalação de sistemas de energia eólica, não está contabilizada.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

China Lança 2ª Expo Internacional da Cadeia de Suprimentos com Aumento de Expositores Estrangeiros

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online