EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h30.
A coreana Samsung irá investir 33 bilhões de dólares na área de semicondutores nos próximos anos. Os recursos serão usados, entre outros, para ampliar as instalações do centro de pesquisa e desenvolvimento da cidade de Hwaseong, ao sul de Seul. No mesmo local, serão implantadas também oito linhas de produção. Atualmente, a unidade de Hwaseong possui uma linha para desenvolvimento de novos materiais e cinco para produção efetiva.
Segundo o americano The Wall Street Journal, a companhia espera praticamente quadruplicar as receitas geradas pelo segmento de semicondutores nos próximos oito anos, a partir dos investimentos programados. Em 2004, essa área gerou vendas de 16,28 bilhões de dólares e a estimativa é que o valor suba para 61 bilhões em 2012.
Os projetos começarão a operar em maio do próximo ano. A companhia também deve decidir, ainda neste mês, se ampliará a fábrica de chips instalada desde 1996 em Austin, no Texas. O atual ciclo de investimentos da unidade, de 500 milhões de dólares, foi anunciado em maio de 2003 e deve ser concluído em breve.
A Samsung é a maior fabricante mundial de chips, segundo o critério de faturamento. Os semicondutores já representam a principal fatia de seu negócio. No segundo trimestre, por exemplo, as operações nesse segmento renderam um lucro operacional de 1,1 trilhão de wons (cerca de 1,06 bilhões de dólares).