Tecnologia

Intel e Microsoft apóiam formato da Toshiba para nova geração de DVD

Gesto coloca tecnologia da Sony em desvantagem na briga para tornar-se o formato dominante do mercado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h45.

Intel e Microsoft anunciam hoje seu apoio à tecnologia para a nova geração de DVDs desenvolvida pela Toshiba (HD-DVD, apoiada por NEC e Sanyo, entre outras). O gesto coloca este formato em vantagem na disputa com a Sony e sua tecnologia Blu-ray (apoiada por Samsung e Matsushita). A próxima leva de DVDs será capaz de armazenar filmes de alta definição, por exemplo.

Segundo reportagem do jornal britânico Financial Times, Microsoft e Intel, as duas companhias mais influentes da indústria, esperam que esperam que seu endosso leve as empresas de computadores, eletrônicos de consumo e de entretenimento a aderirem a um único padrão de disco ótico.

Os argumentos utilizados pela dupla a favor do formato HD-DVD são que a tecnologia é mais barata, compatível com os padrões atuais de DVD e oferece maior qualidade.

A incapacidade de Sony e Toshiba de chegarem a consenso sobre um formato comum levou o mercado a temer uma guerra como a ocorrida entre os padrões de vídeo-cassete VHS e Betamax, há mais de 20 anos. Um mercado dividido confunde os consumidores, atrasa a adoção da tecnologia e impôe pesadas perdas aos fabricantes e desenvolvedores de conteúdo que apostam no formato perdedor.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos