Tecnologia

Musk volta a adiar lançamento de verificação paga no Twitter

Adicionar uma opção de verificação para assinantes, aberta para todos os usuários por US$ 8 por mês, tem sido um dos grandes projetos do bilionário desde que ele comprou a rede social

No início deste mês, Musk disse que o relançamento do serviço no Twitter incluiria autenticação da conta (Getty/Exame)

No início deste mês, Musk disse que o relançamento do serviço no Twitter incluiria autenticação da conta (Getty/Exame)

A

AFP

Publicado em 22 de novembro de 2022 às 15h55.

Última atualização em 22 de novembro de 2022 às 15h57.

Elon Musk, novo proprietário do Twitter, adiou o lançamento de um novo sistema de autenticação de contas na plataforma, que consistirá numa assinatura paga, mas não informou a nova data de início.

"O relançamento do Blue Verified (um selo de verificação azul) foi adiado até que haja um alto nível de confiança em impedir o roubo de identidade", tuitou Musk na segunda-feira, 21.

"Provavelmente haverá uma cor diferente para as organizações e para os indivíduos", acrescentou o bilionário.

Musk havia anunciado na semana passada que esse novo sistema seria relançado em 29 de novembro.

Adicionar uma opção de verificação para assinantes, aberta para todos os usuários por US$ 8 por mês, tem sido um dos grandes projetos do bilionário desde que ele comprou a rede social no final de outubro.

No início deste mês, Musk disse que o relançamento do serviço no Twitter incluiria autenticação da conta. Ele argumentou que o plano mudaria o "sistema atual de senhores e camponeses" da plataforma e criaria um novo fluxo de receita para a empresa.

Entretanto, uma tentativa inicial de lançar o recurso no iPhone enfrentou uma vergonhosa onda de contas falsas, que assustaram os anunciantes.

Contas com milhões de seguidores e verificadas foram banidas depois que alteraram o nome de usuário para "Elon Musk".

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

O símbolo 'oficial' do Twitter

O Twitter suspendeu a verificação paga e restabeleceu o selo cinza, "oficial", em contas pertencentes a figuras públicas e grandes organizações.

Desde então, o dono da rede social restabeleceu algumas das contas banidas que se faziam passar por ele, incluindo a da comediante Kathy Griffin.

Antes de Musk adquirir o Twitter, a plataforma oferecia verificação de identidade gratuita para organizações e figuras públicas, enquanto o Twitter Blue oferecia funções de personalização não relacionadas.

O Twitter Blue faz parte dos planos do dono da Tesla e da Space X, que busca diversificar as fontes de receita da empresa cuja saúde financeira depende muito das receitas publicitárias.

Desde a aquisição, vários grandes anunciantes, incluindo Grupo Volkswagen, General Motors e General Mills, anunciaram que pararão de anunciar no Twitter.

LEIA TAMBÉM:

Moderação de conteúdo pode se tornar desafio para o Koo, o app indiano que viralizou no Brasil

Twitter tem novo pico de acessos após despedidas, diz Elon Musk

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskTwitter

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não