Tecnologia

Mundo terá mais gadgets conectados que pessoas já neste ano

Um estudo da Cisco mostra que o número de smartphones, tablets e notebooks com acesso móvel à internet vai superar a população mundial neste ano

Neste ano, mais de 100 milhões de usuários de smartphones vão pertencer ao “clube dos gigabytes” (Reprodução)

Neste ano, mais de 100 milhões de usuários de smartphones vão pertencer ao “clube dos gigabytes” (Reprodução)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 15 de fevereiro de 2012 às 09h44.

São Paulo — A Cisco acaba de divulgar uma série de estatísticas e previsões sobre o acesso móvel à internet no mundo, tendo como base o ano de 2011. Entre outras conclusões, está a de que o número de smartphones, tablets e notebooks com acesso móvel à internet vai superar a população mundial neste ano. Até 2016, haverá 1,4 dispositivo  móvel conectado para cada ser humano. Veja outras conclusões do estudo da Cisco:

1 Crescimento explosivo

O tráfego de dados na internet móvel cresceu 2,3 vezes em 2011, atingindo 597 petabytes (milhões de gigabytes) por mês. Pelo quarto ano consecutivo, o volume de dados transmitidos mais que dobrou. A previsão da Cisco é que o tráfego deve dobrar novamente neste ano, e ainda vai crescer 18 vezes até 2016.

2 Smartphones

Os smartphones são apenas 12% dos celulares em uso, mas geram 82% do tráfego na internet móvel. Em média, cada smartphone transmite e recebe 150 megabytes por mês. Esse número deve aumentar 17 vezes até 2016. A Cisco prevê que, já neste ano, mais de 100 milhões de usuários de smartphones vão pertencer ao “clube dos gigabytes”, ou seja, vão transmitir e receber mais de 1 gigabyte por mês.

3 Tablets

O ano terminou com 34 milhões de tablets conectados à internet. Cada tablet gera 3,4 vezes mais tráfego de dados que um smartphone típico. A média por tablet é de 517 megabytes por mês.

4 Laptops

Há 175 milhões de laptops com acesso à internet móvel. Cada um deles produziu, em média, 2,1 gigabytes de tráfego por mês, 22 vezes mais que um smartphone típico.

5 Quarta geração

A boa notícia é que, na previsão da Cisco, a velocidade média da internet móvel deve aumentar, em média, nove vezes até 2016.  Isso deve acontecer, principalmente, por causa da expansão das redes celulares de quarta geração. No Brasil, espera-se que as primeiras redes 4G LTE sejam inauguradas até o início da Copa de 2014.

6 Vídeo

Mais da metade (52%) do tráfego de dados na internet móvel corresponde vídeo. Serviços como YouTube, Netflix e outros já são populares em dispositivos móveis.

7 Android x iPhone

No final de 2011, o Android ultrapassou o iOS (iPhone e iPad) como plataforma que mais recebe e transmite dados na internet móvel.

Acompanhe tudo sobre:3G4GCiscoEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaInternet móvelTecnologias sem fioTelefonia

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO