Tecnologia

Mulheres são maioria entre os internautas brasileiros

Pesquisa do Ibope mostra que acesso à internet é menor entre cidadãos das classes D/E. Maior parcela dos usuários de internet no Brasil são mulheres


	Internet: classe C representa mais da metade dos internautas brasileiros
 (Ingram Publishing/Thinkstock)

Internet: classe C representa mais da metade dos internautas brasileiros (Ingram Publishing/Thinkstock)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 12 de fevereiro de 2015 às 15h06.

São Paulo – Um levantamento do Ibope Inteligência traçou um perfil do público brasileiro de internet. De acordo com a pesquisa, o público feminino é maioria. Entre os usuários de internet, 53% são do sexo feminino e 47% do sexo masculino.

De acordo com a pesquisa, a maior parcela de usuários de internet no Brasil é da classe C (o Ibope usa a definição do Critério de Classificação Econômica Brasil para divisão de classes). Os números mostram que 52% dos usuários são da classe C, 34% são da classe B, 10% das classes D/E e 4% da classe A.

O acesso à internet ainda é desigual no Braisl. Entre pessoas das classes D/E, apenas uma a cada cinco são internautas. Já na classe A, a taxa de acesso à rede é de 92%.

Em uma imagem geral, 53% dos brasileiros são ativos na internet. Mais da metade da população nacional acessou conteúdo online nos três meses anteriores à pesquisa.

Entre os internautas brasileiros, predominam pessoas entre 35 e 54 anos. Esses respondem por 34% dos usuários de internet do país. Logo atrás estão aqueles entre 25 e 34 anos, representando 32% das pessoas que acessam a rede.

Pessoas acima de 55 anos são os que menos usam a internet e representam apenas 7% dos internautas. Adolescentes entre 16 e 24 anos são 28% dos usuários.

Outra informação que a pesquisa do Ibope mostra é que o acesso é mais comum entre pessoas com escolaridade mais alta. Entre os que completaram o curso superior, 90% têm acesso à internet.

Entre aqueles que têm ensino médio, 71% acessam a internet. Na parcela da população que tem apenas ensino fundamental, 24% usam a internet.

A região Sudeste do país concentra 49% dos internauras do país. Em seguida, vem a região Nordeste, com 22%, Sul, com 14%, Centro-Oeste, com 8%, e Norte, com 7%.

A pesquisa do Ibope foi realizada em dezembro de 2014. A amostra contou com pessoas de acima de 16 anos e ouviu 12.012 pessoas.

Acompanhe tudo sobre:InternetAmérica LatinaDados de Brasil

Mais de Tecnologia

UE quer simplificar regras de IA para impulsionar empresas de tecnologia

Apple adia segunda geração do iPhone Air após vendas abaixo do esperado

Mercados asiáticos de tecnologia sofrem maior queda em meses

Blue Origin desafia a SpaceX com o primeiro voo oficial da NASA