Tecnologia

Mudança climática é ameaça para a saúde, diz OMS

Segundo a OMS, a mudança climática poderá causar 250.000 mortos por ano a partir de 2030, como consequência da má nutrição, malária e diarreia

Mudança climática (sxc.hu)

Mudança climática (sxc.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2014 às 12h46.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu nesta quarta-feira que a mudança climática é uma ameaça para a saúde, já que propicia certas doenças, e pediu aos governos que cheguem a um acordo para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

Segundo a OMS, a mudança climática poderá causar 250.000 mortos por ano a partir de 2030, como consequência, entre outras coisas, da má nutrição, malária e diarreia.

"As provas são indiscutíveis: a mudança climática ameaça a saúde do ser humano", declarou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, ao inaugurar em Genebra uma conferência de três dias na qual participam mais de 300 especialistas.

O professor Alistar Woodward, um dos autores do relatório do Painel Intergovernamental de Especialistas sobre a Mudança Climática, afirmou que o mundo se dirige atualmente para um aquecimento do planeta de quatro graus até o final deste século e não de dois graus até agora afirmado.

Para ele, se os governos chegarem a um acordo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, isso poderá salvar dois milhões de vidas por ano.

Por sua parte, a dra. María Neira, diretora da OMS para a saúde pública e o meio ambiente, explicou que a contaminação do ar causa atualmente sete milhões de mortes prematuras por ano.

"Se reduzirmos as emissões de gases de efeito estufa, diminuiremos ao mesmo tempo a contaminação do ar e as doenças cardiovasculares e respiratórias", declarou.

 

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalClimaINFOMeio ambienteMudanças climáticas

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não