EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h26.
Depois de anos de muitas promessas e pouca ação, Microsoft e Yahoo! finalmente chegaram a um acordo sobre a interoperabilidade de seus aplicativos de mensagens instantâneas. A partir de hoje, usuários do MSN Messenger (rebatizado recentemente de Windows Live Messenger) e do Yahoo! Messenger podem trocar mensagens.
Até agora, internautas que tinham amigos em redes diferentes tinham que apelar para programas como Trillian ou Gaim, que acessam simultaneamente as redes Microsoft e Yahoo!, entre outras. Com a parceria entre Microsoft e Yahoo!, apenas o ICQ e o AIM ficam de fora do recurso de interoperabilidade entre os aplicativos mais populares.
O INFOLAB experimentou a novidade e constatou que ainda é complicado fazer com que os dois programas conversem. Quem usa a plataforma Microsoft, além de ter a versão mais recente do Windows Live Messenger, deve se cadastrar no site live.ideas.com. Usuários do Yahoo! devem baixar o Yahoo! Messenger Beta 8 e habilitar o recurso no site http://www.yahoo.com.br/messenger.
Por enquanto, o excesso de pedidos de confirmação e cadastro dos dois lados atrapalha a conversa, mas a tendência é que a interoperabilidade seja mais intuitiva nas versões futuras dos programas.
Baixe o Windows Live Messenger