Tecnologia

Mozilla lança versão 64 bits do Firefox para Windows

O navegador poderá rodar games que usam a Unreal Engine da Epic Games, que são pesadas do que as aplicações comuns

Firefox (Divulgação)

Firefox (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 3 de março de 2015 às 16h54.

A Mozilla lança, nesta terça-feira (3), uma versão 64 bits do navegador Firefox para computadores com sistema Windows. O browser já usava essa arquitetura tanto no Mac OS quanto no Linux. A novidade está na edição 38 do Firefox para desenvolvedores.

Em 2012, a Mozilla resolveu descontinuar a edição 64 bits do software para Windows, citando “atritos e frustrações”, uma vez que o programa travava com relativa frequência.

Entre as vantagens da nova arquitetura estão a possibilidade de executar aplicativos mais pesados, o carregamento de páginas com maior velocidade e a oferta de mais segurança ao internauta.

Com isso, o navegador poderá rodar games que usam a Unreal Engine da Epic Games, que são maiores do que as aplicações comuns. Um browser 32 bits é mais limitado, já que tem restrição de 4 GB de endereçamento de memória.

Segundo a Mozilla, a vantagem para gamers é a conveniência. "Os jogos também irão rodar em qualquer plataforma que suporte um navegador moderno, desde que vocẽ tenha uma configuração de hardware forte o suficiente para dar suporte ao game", disse Martin Best, diretor de plataforma de gerenciamento de produtos da Mozilla Foundation, em entrevista a INFO.

"Aproveitar essa capacidade ao máximo é algo que nós recomendamos para desenvolvedores com uma boa prática."

A edição 64 bits é mais veloz devido ao "acesso a novos registros de hardware e instruções que aceleram o código JavaScript", segundo o blog oficial da fundação.

Será possível aumentar a segurança do usuário do Firefox no Windows porque melhora o ASLR, o que dificulta a exploração do navegador por uma página web maliciosa.

A versão final do Firefox 64 bits ainda não tem data de lançamento.

*Colaborou Gustavo Gusmão

Acompanhe tudo sobre:BrowsersFirefoxINFO

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO