Tecnologia

Motorola adquire centro de pesquisa da Mitsubishi na Europa

Equipe de design e i-mode da Melco Mobile, subsidiária da companhia japonesa, será incorporada à área de desenvolvimento da fabricante de celulares

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h29.

A Motorola irá adquirir o centro de pesquisas e desenvolvimento da Melco Mobile Communication instalado em Rennes, na França. O centro é especializado em design para telefones celulares com tecnologia GSM e em i-mode criação de pacotes de serviços para telefonia móvel que une diversas ferramentas em um único equipamento, permitindo, por exemplo, conexão com a internet. A Melco é uma subsidiária da Mitsubishi Eletric uma das unidades do gigantesco grupo japonês voltadas para tecnologia da informação.

As empresas não revelaram o valor da transação, nem os termos do acordo. A Motorola limitou-se a informar que a equipe de Rennes será incorporada à área de desenvolvimento da empresa. Inicialmente, os engenheiros franceses deverão participar em projetos de i-mode para telefones com tecnologia 2,5 G. No futuro, a equipe também auxiliará em pacotes para a tecnologia 3G. A Motorola informou, ainda, que a aquisição do centro de Rennes não inclui os negócios da Mitsubishi de telefonia móvel, nem a assunção de nenhuma obrigação financeira da companhia japonesa.

"A equipe de Rennes agrega capacidades ainda não alcançadas pela Motorola no desenvolvimento e integração de i-mode, além de um bom leque de habilidades em serviços e testes", afirma Ron Garrique, presidente da Motorola Mobile Devices.

A decisão de encerrar as atividades da Melco foi anunciada pela Mitsubishi em 14 de abril deste ano. Fundada em janeiro de 2003, a subsidiária européia não vinha apresentando o desempenho esperado pelos japoneses. Na ocasião, a Mitsubishi afirmou que, embora tenha realizado um grande número de lançamentos de produtos GSM, a Melco não foi capaz de competir com os líderes do mercado europeu: Nokia, Motorola e Samsung. Em março deste ano, a Melco contava com 156 funcionários e capital social de 30 milhões de euros.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

O Vale entre Trump e Kamala: pleito coloca setor de tecnologia em lados opostos das eleições nos EUA

China inova com o lançamento do primeiro robô humanoide ultraleve, o Konka-1

Xiaomi investirá US$ 3,3 bi em P&D em 2024 e mira US$ 4,2 bi em 2025

China lança padrão internacional de dados de células-tronco para acelerar pesquisa