Tecnologia

Motoristas poderão tirar CNH digital sem ir ao Detran

Até agora, apenas 620 mil CNHs digitais foram emitidas pelo país

Ficou mais fácil tirar a versão digital da CNH (Rodrigo Sanches/Exame)

Ficou mais fácil tirar a versão digital da CNH (Rodrigo Sanches/Exame)

GG

Gustavo Gusmão

Publicado em 21 de dezembro de 2018 às 17h36.

Última atualização em 21 de dezembro de 2018 às 18h06.

São Paulo — O Ministério das Cidades e o Denatran resolveram facilitar o processo de tirar uma carteira nacional de habilitação digital. Dentro dos próximos dias, uma atualização no aplicativo para Android e iOS vai permitir fazer todo o procedimento pelo smartphone, eliminando a necessidade de ir até o Detran mais próximo.

A medida, no entanto, será válida apenas para quem tem uma CNH emitida a partir do mês de maio de 2017. Essa versão mais recente do documento, já usada por 26 milhões de motoristas no Brasil, tem um código QR em sua parte interna, que precisará ser escaneado pelo aplicativo para dar continuidade ao processo.

Até agora, apenas 620 mil CNHs digitais foram emitidas pelo país. “A necessidade de atendimento presencial era uma exigência que limitava a procura do cidadão pelo documento digital", disse, em comunicado, Alexandre Baldy, ministro das cidades. "Nem todos os motoristas tinham tempo para ir a um posto de atendimento do Detran."

Como tirar a CNH digital sem ir ao Detran

O procedimento é simples. Antes de tudo, é preciso baixar o app Carteira Digital de Trânsito e fazer o cadastro. Com o registro aprovado, faça login no aplicativo, toque em "Adicionar documento" e selecione a opção "Pelo celular", caso ela já esteja disponível.

Se for o caso, aponte depois a câmera para o código QR no documento físico e faça a chamada "prova de vida" exigida pelo aplicativo (que se resume a se mexer). Com tudo validado, cadastre o número do celular e depois uma senha de quatro dígitos e pronto. Segundo o comunicado do Ministério das Cidades, o documento digital fica disponível mesmo offline.

Acompanhe tudo sobre:AppsCarteira de habilitação (CNH)Smartphones

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO