Tecnologia

Motorista do Uber é condenado na Austrália em revés para app

O Uber cresceu de forma agressiva mundialmente com seu aplicativo que conecta passageiros e motoristas


	Uber: app cresceu de forma agressiva mundialmente com seu aplicativo que conecta passageiros e motoristas
 (Sergio Perez / Reuters)

Uber: app cresceu de forma agressiva mundialmente com seu aplicativo que conecta passageiros e motoristas (Sergio Perez / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2015 às 10h34.

Melbourne - Um motorista do Uber no Estado australiano de Victoria foi condenado nesta sexta-feira por operar um veículo comercial sem autorização, em uma decisão que, segundo a secretaria de transportes local, confirma a ilegalidade do serviço de transporte individual de passageiros norte-americano.

O Uber cresceu de forma agressiva mundialmente com seu aplicativo que conecta passageiros e motoristas. Mas a falta de regulação para o relativamente novo modelo de negócios levantou a atenção de autoridades.

Na Austrália, onde o Uber pretende atingir 20 mil motoristas até o fim do ano, a capital Camberra tornou-se em outubro a primeira a introduzir leis para esse serviço. Mas no Estado de Victoria, as regulações ainda estão sendo analisadas.

Nesta sexta-feira, Nathan Brenner foi multado por um juiz em Melbourne, em uma decisão que, segundo a secretária estadual de transportes, Jacinta Allan, confirmou que esse serviço é ilegal em Victoria.

Brenner foi o primeiro a enfrentar julgamento entre 13 motoristas que atuavam com o UberX, após terem sido apreendidos por reguladores em uma operação no ano passado. Uma decisão semelhante deve ocorrer para os demais motoristas.

A porta-voz do Uber Katie Curran disse que a companhia ficou desapontada com a decisão e que continuará a apoiar Brenner em sua apelação, assim como seus 6 mil motoristas do UberX em Melbourne e na região de Geelong.

Acompanhe tudo sobre:AppsAustráliaPaíses ricosUber

Mais de Tecnologia

Como Bloo, o YouTuber virtual, virou fenômeno global com ajuda da inteligência artificial

Site da Centauro, do grupo SBF, passa por falha de segurança

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre