Tecnologia

Morte de Dennis Ritchie, criador do Linux, completa 3 anos

Cientista da computação Dennis Ritchie ajudou a desenvolver tecnologias que deram origem a sistemas operacionais atuais como Android e iOS

Ken Thompson (sentado) e Dennis Ritchie trabalham juntos no desenvolvimento do Unix, nos anos 1970 (Peter Hamer/Wikipedia)

Ken Thompson (sentado) e Dennis Ritchie trabalham juntos no desenvolvimento do Unix, nos anos 1970 (Peter Hamer/Wikipedia)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2014 às 15h07.

São Paulo - Há três anos, no dia 12 de outubro de 2011, o mundo da tecnologia perdia um de seus maiores nomes. Aos 70 anos, quem partia era o cientista da computação norte-americano Dennis Ritchie, conhecido também como dmr, o criador da linguagem de programação C e um dos principais nomes por trás do sistema operacional Unix.

Descrito por seu colega e também programador Rob Pike como um homem quieto e reservado, Ritchie foi um dos nomes mais influentes da história da tecnologia. Sean Gallagher, do site Ars Technica, chegou a descrevê-lo como um “gigante”, sobre o qual estamos apoiados até hoje – o que não é nem de longe um exagero.

O SO que criou junto com Ken Thompson e outros desenvolvedores do Bell Labs na década de 70 serviu como base e influenciou vários outros sistemas operacionais atuais, descritos como “Unix-like”.

O Linux, criação de Linus Torvalds, é só um dos exemplos – a lista enorme traz ainda as várias distribuições do sistema de código aberto, o OS X dos Macs, o iOS dos iPhones, o Android do Google e tantos outros, usados em um sem-número de dispositivos diferentes, incluindo os mais poderosos supercomputadores do mundo.

A linguagem de programação imperativa idealizada por Ritchie não fica muito atrás em termos de importância, e é talvez até mais marcante do que o Unix. Desenvolvido entre 1969 e 1973 junto com o próprio SO, o C é uma das linguagens mais utilizadas na história, com compiladores compatíveis com vários sistemas diferentes. Seus padrões são explicados no clássico "The C Programming Language", um dos mais famosos e influentes livros de programação. Foi dele, por exemplo, que surgiu a tradição do programa "Hello, World", usado hoje para exemplificar várias outras linguagens.

O C foi influenciado por “anciões” como o ALGO 68 e o B, mas tem uma lista de influências extensa. Os nomes vão do popularíssimo Java (usado hoje em aplicações do Android) e do C++ (do Windows) até o C#, o JavaScript, o PHP, o Python, o Objetive-C e o Swift (ambos dos sistemas da Apple), entre outros. Não fosse por Ritchie, portanto, dificilmente o mundo da tecnologia seria como é hoje.

Acompanhe tudo sobre:AndroidGoogleiOSProgramadores

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro