Modelo antigo de mouse exibido no Museu da História da Computação da Califórina (AFP / Justin Sullivan)
Da Redação
Publicado em 4 de julho de 2013 às 12h39.
Los Angeles - O engenheiro e precursor da informática Douglas Engelbart, inventor do "mouse" do computador, faleceu nesta terça-feira à noite, aos 88 anos, na Califórnia - anunciou nesta quarta o instituto tecnológico que leva seu nome.
O cientista morreu em casa, em Atherton, no Vale do Silício, informou o instituto à AFP.
Nascido no estado de Oregon, Engelbart se instalou na Califórnia e se tornou pesquisador do Stanford Research Institute, após realizar estudos de engenharia elétrica e de informática nos anos 1950, quando um computador podia ocupar vários cômodos.
Seu trabalho contribuiu para os fundamentos da informática moderna. As pesquisas de Engelbart levaram às vídeo e teleconferências, ao e-mail, às "janelas" e aos textos de informática, embora seu nome tenha ficado associado, sobretudo, à criação do "mouse".
O primeiro "mouse" de computador foi uma caixa de madeira com duas rodinhas de metal. A patente foi apresentada em 1967 e obtida em 1970.
Durante um congresso, em 9 de setembro de 1968, diante de uma plateia de cerca de mil pessoas em San Francisco, o engenheiro fez a primeira apresentação em videoconferência com a ajuda de um "mouse". O evento fez história na informática.
Atherton produziu 21 patentes e, em 2000, recebeu a Medalha Nacional de Tecnologia, a maior distinção do setor.