Murdock tinha 42 anos (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 31 de dezembro de 2015 às 14h42.
Washington - O fundador do Debian, Ian Murdock, membro da fundação Linux e um dos maiores expoentes do software livre, morreu nesta semana aos 42 anos, confirmou nesta quinta-feira o blog da plataforma aberta de desenvolvedores Docker.
"Debian lamenta o falecimento de Ian Murdock, firme partidário do software livre e aberto, pai, filho e o 'ian' em Debian", afirmou a companhia em comunicado.
Murdock, germânico-americano, fundou em 1993 o Debian, um sistema operacional livre, baseado em Unix e um dos softwares mais utilizados por equipamentos informáticos e programadores de todo o mundo.
"O enfoque de Ian foi criar uma comunidade de distribuição que fizesse o correto ética e tecnicamente", explicou o Debian.
Murdock foi chefe tecnológico da fundação Linux e em 2003 se tornou vice-presidente da Sun Microsystems até que a empresa foi adquirida pelo fabricante de software Oracle.
Posteriormente desenvolveu sistemas na nuvem e passou a trabalhar para a companhia Salesforce.
No último mês de novembro, Murdock deixou a empresa para somar-se a Docker, uma plataforma aberta para desenvolvedores de software.
As causas da morte ainda não foram esclarecidas, mas suspeita-se que tenha sido suicídio.
Antes de morrer, Murdock publicou uma série de tweets no qual fala em se matar após ser agredido por policiais e ter que gastar US$ 25 mil para pagar sua fiança justamente pela acusação contrária: agredir policiais.