Tecnologia

Morre Aleksandar Mandic, um dos pioneiros da internet no Brasil

Empresário havia descoberto câncer na medula recentemente

Aleksandar Mandić (Instagram/Reprodução)

Aleksandar Mandić (Instagram/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2021 às 21h56.

Última atualização em 7 de maio de 2021 às 10h56.

Pioneiro da internet no Brasil, Alexander Mandic morreu nesta quinta-feira (6), aos 66 anos. O empresário fazia tratamento contra leucemia. É considerado "o pai" da internet no Brasil por ter sido uma uma das primeiras pessoas a ganhar dinheiro com o segmento, ainda nos anos 1990.

O anúncio da morte foi feito nas redes sociais pelo filho do empresário, Axel Mandic.

Demi Geschko, outro pioneiro na internet no Brasil, também comentou a morte do empresário:

Foi o fundador do portal iG e da Mandic BBS. BBS é a sigla para Bulletin Board System, uma das primeiras formas de comunicação na internet. Personalidades como Jô Soares e Roger, do Ultraje a Rigor, estavam presentes no chat.

Em 1999, a Mandic foi vendida para o grupo argentino Impsat e, posteriormente, foi comprada pelo fundo de investimento Riverwood Capital.

Em 2013, Mandic lançou o primeiro aplicativo brasileiro de compartilhamento de senhas de wi-fi, chamado de WiFi Magic. Em entrevista à EXAME, ele contou como surgiu a ideia para o app.

"Eu comecei a anotar as senhas de redes públicas, já que viajo muito. Queria fazer um programinha, mas não achei ninguém para programar para mim. Um dia, um amigo meu, o Eduardo Mauro, disse que programaria. Ele fez um programinha e no primeiro dia foram dois downloads, um dele e um meu. Depois de alguns dias, durante a manhã, o Eduardo disse que o app havia sido baixado 40 vezes. No final do dia eram mil downloads. Fomos a um hotel beber champanhe para comemorar. Quando acabamos o Eduardo checou e o dia ia fechar com três mil downloads", disse.

Filho de imigrantes da Sérvia e da Bielorrúsia, ele fez carreira na Siemens antes de decidir empreender no segmento de tecnologia, com o qual ficou maravilhado ainda na época em que trabalhava na multinacional.

Além da carreira em tecnologia, Mandic também fez uma tentativa na política. Nas eleições de 2010, lançou sua candidatura a deputado federal pleo DEM e fez uma campanha direcionada aos canais digitais

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importante em tempo real.

Acompanhe tudo sobre:InternetMortes

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não