Tecnologia

Moradores de áreas de risco receberão alertas pelo celular

Operadoras se comprometem a enviar gratuitamente para a população alertas emitidos pela defesa civil sobre possibilidade de ocorrência de desastres naturais


	SMS pelo celular: para procuradora, serviço é de grande importância por possibilitar comunicação da defesa civil com moradores, “protegendo a vida, a integridade física e o patrimônio da população”
 (PhotoAlto/Frederic Cirou/Getty Images)

SMS pelo celular: para procuradora, serviço é de grande importância por possibilitar comunicação da defesa civil com moradores, “protegendo a vida, a integridade física e o patrimônio da população” (PhotoAlto/Frederic Cirou/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2014 às 17h20.

Rio de Janeiro - O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) e as empresas de telefonia celular assinarão acordo pelo qual as operadoras se comprometem a enviar gratuitamente para a população moradora de áreas de risco, via serviço de mensagens (SMS), os alertas emitidos pela defesa civil sobre a possibilidade de ocorrência de desastres naturais.

O acordo foi anunciado após reunião do Grupo de Trabalho de Desastres Naturais e Moradia do MPF/RJ com as operadoras de telefonia celular Claro, Oi, TIM, Vivo e Nextel. A assinatura do documento será em maio.

A procuradora da República Luciana Fernandes Lima Gadelha disse que o serviço estará funcionando no próximo verão e será gratuito para os usuários. Para ela, o serviço é de grande importância por possibilitar a comunicação da defesa civil com os moradores, “protegendo a vida, a integridade física e o patrimônio da população”.

Segundo a procuradora, isso será possível “com informações que possibilitem à população tomar ciência da ocorrência de desastres naturais – seja deslizamento ou inundações - de forma que possa adotar medidas de proteção, seja deixando imediatamente suas casas, ou procurando abrigo na casa de parentes e amigos de forma preventiva”, explicou.

Acompanhe tudo sobre:3GBrasil Telecomcidades-brasileirasClaroDesastres naturaisEmpresasEmpresas abertasEmpresas americanasEmpresas brasileirasEmpresas italianasEmpresas mexicanasEmpresas portuguesasEnchentesMetrópoles globaisMinistério PúblicoNextelOiOperadoras de celularRio de JaneiroServiçosTelecomunicaçõesTelemarTIMVivo

Mais de Tecnologia

Apple desativa criptografia do iCloud no Reino Unido após pressão do governo

Meta cria fundo de US$ 50 milhões para criadores de conteúdo em realidade virtual

Meta anuncia aumento de bônus de executivos em 200%

Custando 40% menos que o tradicional, café solúvel surgiu a pedido do Brasil nos anos 1930