EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h20.
Se você é um fanático por Counter-Strike e não suporta as filas de espera para entrar em servidores de jogos superlotados, pode ser que tenha chegado a hora de montar o seu próprio servidor para jogar pela internet com os amigos a mais famosa modificação do game Half-Life.Transformando sua máquina num servidor, além de não sofrer mais com a frustração de ser barrado nos servidores de games mais concorridos, você terá outras vantagens. Uma delas é o controle total sobre o número de jogadores que terão acesso ao servidor. Outra é a velocidade dos jogos, que irá subir consideravelmente em relação à encontrada nos grandes servidores de games da internet se a máquina tiver uma conexão de banda larga e o número de jogadores não for alto, de preferência inferior a dez.
Para montar o servidor, não é preciso ter nenhum Pentium 4 ultramoderno. Qualquer máquina capaz de rodar o Half-Life tem condições de se tornar um servidor. Ou seja, teoricamente, aquele velho Pentium de 166 MHz, com 32 MB e placa de vídeo 3D, que atualmente está apenas acumulando poeira num canto de casa já dá conta do recado. Mas é claro que quanto melhor a configuração, melhor a performance. Ainda mais se o micro não for utilizado como um servidor dedicado. Fora isso, os outros requisitos são o cd do jogo Half-Life, o mod Counter-Strike e uma conexão à web.
Depois de rodar o Half-Life, faça o download e instale a última atualização do jogo, a 1.1.0.8, disponível em www.uol.com.br/ info/aberto/ download/2120.shl. Faça o mesmo com o Counter-Strike 1.3, que é gratuito e pode ser baixado no endereço www.uol.com.br/ info/aberto/ download/1356.shl.
Feito isso, entre no diretório onde foi instalado o Half-Life (o padrão é em C:\SIERRA\ Half-Life) e localize o arquivo HLDS. exe. Clique sobre ele com o botão direito e escolha a opção Criar Atalho. Assim que o atalho surgir, clique novamente sobre ele com o botão direito e entre em Propriedades. No campo Objeto, você verá uma janela com um endereço. Adicione ao final do endereço a linha de comando: -game cstrike -port 27016 +maxplayers 10 +map cs_backalley e clique em Ok.
Essas informações são de extrema importância, pois vão determinar o modo como funcionará o servidor. O comando -game cstrike seleciona o mod Counter-Strike; -port 27016 identifica a porta TCP/IP que o computador irá utilizar para o tráfego de dados; +maxplayers 10, como o próprio nome deixa claro, indica o limite de usuários simultâneos do servidor, que pode ser alterado a qualquer momento pelo dono da máquina; e +mapcs_backalley aponta para o mapa do Counter-Strike, que será carregado para o início do jogo. Posteriormente isso também poderá ser mudado. No arquivo Mapcycle.txt, localizado em C:\SIERRA\Half-Life\cstrike, você encontra uma lista de mapas. Se quiser iniciar o jogo com algum desses, altere o final do comando digitando +mapcs_ seguido do nome do seu mapa favorito.
Agora, com um duplo clique no atalho do HLDS.exe., o programa carregará todos os arquivos necessários e concluirá a instalação. Finalizada essa etapa, a máquina já está pronta para receber os convidados para a troca de tiros no Counter-Strike.
Para os seus amigos localizarem o servidor, você terá de fornecer o endereço IP da sua máquina, que pode ser identificado entrando no menu Iniciar do Windows, clicando em Executar e digitando winipcfg. Anote o número exibido na janela que se abrirá. Assim que estiverem devidamente conectados à web e rodando o Counter-Strike com o cd do Half-Life no drive, os jogadores remotos deverão selecionar a opção Play CS 1.3 na tela inicial, depois Play Online, e, finalmente, Add IP. O próximo passo é digitar o endereço IP do servidor seguido de dois pontos (:) e o número da porta TCP/IP utilizada. Pronto, agora é só esperar a conexão e apurar a mira para boas horas de diversão.
Uma dica final é o endereço server.counter-strike.net/tools. html. Lá você encontra várias ferramentas para administrar melhor o servidor (controle de acesso, estatísticas etc.).
Veja mais dicas para jogos de PC em www.uol.com.br/info/aberto/forum/npc.shl