Tecnologia

Misto de celular e iPod será lançado por Apple e Motorola nos EUA

Ainda não está claro se celular com iTunes fará download de músicas direto da internet para o aparelho, sem a necessidade de computador

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h33.

A Apple e a Motorola planejam apresentar ao mercado na próxima semana um aparelho que combina as funções de telefone celular e player. O produto, que vai incorporar o software iTunes da Apple, representa a fusão de dois dos mais populares dispositivos da era digital, diz The New York Times desta terça-feira (30/8).

O novo celular, que deve ser anunciado no dia 7 de setembro, será produzido pela Motorola, sob a marca Rokr, e comercializado pela Cingular Wireless, a maior concessionária americana de telefonia móvel. O software instalado vai permitir a transferência de músicas de um computador pessoal para um telefone celular. No último mês e meio, a Verizon Wireless lançou dois celulares (um fabricado pela Motorola e outro pela Audiovox) que trazem funções semelhantes.

Ainda não está claro, diz a reportagem, se no caso do celular com iTunes será possível fazer download de músicas direto da internet para o aparelho. Analistas ouvidos pelo New York Times afirmam que dificilmente essa capacidade estará disponível no curto prazo. Além de questões técnicas, é preciso antes resolver pendências em torno do licenciamento de música distribuída online.

Steve Jobs, o presidente executivo da Apple, mantém uma relação dúbia com as gravadoras. As vendas do iPod ajudaram a popularizar o download de músicas, abrindo aos selos fonográficos uma nova fonte de receitas. Ao mesmo tempo, porém, a política da Apple de comercializar músicas online pelo preço único de 99 centavos de dólar tem incomodado executivos das gravadoras, que desejam mais flexibilidade para que eles próprios possam definir preços mais caros para determinadas músicas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

China lança padrão internacional de dados de células-tronco para acelerar pesquisa

Estamos perto de um mundo sem senhas, diz Ann Johnson, da Microsoft

BYD supera Tesla em receita trimestral: expansão de veículos e controle de custos

Miopia no balanço: divisão de óculos de VR de Zuckerberg amargou prejuízo de US$ 4,4 bi