Tecnologia

Ministro da Educação quer Enem online no Brasil

A ideia de Gomes é ter salas seguras nas quais os estudantes poderiam realizar a prova

cida-gomes (Getty Images)

cida-gomes (Getty Images)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 14 de janeiro de 2015 às 18h36.

O novo ministro da Educação Cid Gomes quer que o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, seja realizado pela internet. Gomes afirmou na última terça-feira (13), em Brasília, que irá apresentar um projeto de sistema que permite o 'Enem online'.

'O Enem online é uma necessidade para dar mais comodidade e conforto aos milhões de brasileiros que precisam e procuram fazer a prova', declarou o ministro.

'Hoje nós já temos tecnologias que permitem isso. Então, não faz sentido a gente montar um operação de guerra, ficar sujeito a todo tipo de sabotagem, ficar sujeito a todo tipo de fraudes para fazer uma prova em um só dia, na mesma hora, em todo Brasil.'

A ideia de Gomes é ter salas seguras nas quais os estudantes poderiam realizar a prova.

'Devemos trabalhar com a tecnologia para poder ter o Enem o tempo inteiro, toda hora, todo dia. Podemos ter diversos locais pelos país com computadores e salas seguras. Para isso é preciso termos um grande banco de questões', declarou o ministro.

O Enem é realizado em um fim de semana único em todo o Brasil. No ano passado, foram 17 mil locais de prova em 1 752 cidades.

O Enem online permitiria que o exame fosse feito em qualquer dia desde que haja salas seguras e claramente definidas em diversos pontos do País.

Gomes se diz consciente quanto ao fato de estar “chegando agora” no Ministério e que esse projeto ainda precisa ser discutido. Com informações de G1 e R7.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEducaçãoINFOInternet

Mais de Tecnologia

Galaxy S24 Ultra: quanto vale a pena pagar na Black Friday 2024?

iPhone 15, 15 Plus, 15 Pro ou 15 Pro Max: qual vale mais a pena na Black Friday?

Xiaomi Poco X6: quanto vale a pena pagar na Black Friday 2024?

Moto G24 Power: quanto vale a pena pagar na Black Friday 2024?