Tecnologia

Ministério da Justiça notifica Apple sobre iTunes

Empresa terá dez dias para enviar ao órgão algumas informações sobre o iTunes e outros assuntos relacionados aos direitos do consumidor


	iTunes e iPod, da Apple: empresa terá de explicar ao MJ como se adequou às novas regras de proteção aos consumidores na internet
 (Justin Sullivan/ Getty Images/Getty Images)

iTunes e iPod, da Apple: empresa terá de explicar ao MJ como se adequou às novas regras de proteção aos consumidores na internet (Justin Sullivan/ Getty Images/Getty Images)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 27 de novembro de 2013 às 15h44.

São Paulo – A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (SENACOM-MJ) notificou a Apple nesta quarta-feira. De acordo com comunicado enviado a imprensa, porém sem muitos detalhes, o órgão quer esclarecimentos da maçã sobre o funcionamento do iTunes.

A empresa terá dez dias para responder, a partir do recebimento do documento, ou poderá estar sujeita a uma multa que pode chegar a seis milhões de reais. Em nota, a SENACOM informou ainda ter questionado a empresa acerca da apresentação de preços em reais e também sobre a informação aos consumidores em relação aos termos do contrato.

Amaury Oliva, diretor do departamento, explicou que desde a aprovação das regras do comércio eletrônico no início do ano, o órgão vem fiscalizando o comportamento das empresas em relação aos novos procedimentos.

“Entendemos que o iTunes é um fornecedor de conteúdo, então queremos saber da Apple como foi a sua adequação às regras previstas no decreto.” EXAME.com entrou em contato com a empresa nesta tarde. Na ocasião de esclarecimentos por parte da empresa, esta matéria será atualizada.

iTunes

Inaugurado em 2001, o iTunes é um serviço da Apple que oferece aos consumidores de seus produtos o acesso a diferentes conteúdos, entre músicas e filmes. Em janeiro de 2013, o iTunes chegou a 25 bilhões de músicas vendidas. 

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiTunesMinistério da Justiça e Segurança PúblicaTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump