Tecnologia

Milhares de pessoas lotam feira E3 para ver novidades do setor de videogames

Nintendo e Sony mostraram novos consoles, ao contrário da Microsoft, que não renovou sua linha de Xbox 360

Visitantes na entrada da E3 2011 (Kevork Djansezian/Getty Images)

Visitantes na entrada da E3 2011 (Kevork Djansezian/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2011 às 06h51.

Los Angeles - Dezenas de milhares de pessoas assistiram nesta terça-feira à inauguração, em Los Angeles, da maior feira anual de videogames do mundo, a Electronic Entertainment Expo (E3), onde a expectativa se traduziu em longas filas em torno das novidades de Nintendo, Sony e Microsoft.

O recém-divulgado Wii U, console que em 2012 sucederá o popular Wii, foi o grande protagonista do primeiro dia do evento no Centro de Convenções da cidade californiana, onde centenas de presentes aguardaram pacientemente a vez para ter contato com esse dispositivo pela primeira vez.

A Nintendo espera que o Wii U seja um marco no setor, como ocorreu com o Wii, que, após sua estreia em 2006, se tornou o console mais vendido em todo o planeta, apesar de agora sua hegemonia estar ameaçada pelo Xbox 360 e seu periférico Kinect.

"O Wii U representa a mesma mudança que quando passamos do Nintendo GameCube ao Wii", explicou à Agência Efe Kit Ellis, porta-voz da Nintendo América, pouco depois da apresentação da próxima geração de consoles da empresa japonesa.

Tudo o que a Nintendo deixou ver na feira é o comando que acompanhará o novo hardware, uma espécie de tablet com tela tátil que incorpora os botões tradicionais usados em outros consoles desenvolvidos para jogos mais complexos.

Esse tablet oferecerá ao jogador a versatilidade de uma segunda tela, e permitirá ainda navegar na internet e realizar videoconferências, embora não tenha sido projetado para substituir os consoles portáteis DS e 3DS.

"(O novo console) é um sistema completamente novo com capacidade para jogos em alta definição até 1080p e tem comando revolucionário que realmente expande o potencial dos jogos", disse Ellis.

Será preciso aguardar até o ano que vem para comprovar como se integrarão as criações de Electronic Arts e Ubisoft ao Wii U, depois que as duas companhias, junto com outras do setor, anunciaram que levarão seus títulos mais conhecidos a essa plataforma pela primeira vez.

Outro dos objetos mais cobiçados da feira é o PlayStation Vita, o console portátil da Sony que substituirá o PSP e será uma realidade no mercado antes do fim do ano, por US$ 249.

O PlayStation Vita acrescentará mais opções de controle em seus comandos, a fim de explorar novas possibilidades de jogos, a mesma ideia sob o planejamento do Wii U e que representou na E3 uma mudança no setor. A tendência dos últimos anos era simplificar o manejo dos videogames, algo aprofundado pela Microsoft, que diretamente eliminou os comandos com os sensores do Kinect.

A feira voltou a mostrar as já frequentes imagens de jogos em 3D do PS3, demonstrações de dança como o "Dance Central 2" para Xbox e as provas atlética e de habilidade para os comandos sem fios do Wii Move do PS3, ao tempo que a Nintendo festejou o 25º aniversário do jogo Zelda, outro que nunca falta a este encontro.


A Microsoft foi a única das três grandes fabricantes de hardware que não renovou seus dispositivos para a presente edição da E3, algo esperado após dedicar os dois últimos anos a divulgar o Kinect, pelo que sua exposição na feira ficou focada em demonstrar o potencial de seu catálogos de jogos.

Títulos como "Kinect Star Wars" e "Kinect Disneyland Adventures" foram divulgados ao público, assim como o "Forza Motorsport 4" e o "Gears of War 3", outra das grandes franquias que acrescentará um novo capítulo à sua história em breve.

Entre os jogos mais populares da nova edição da E3 estão "Call of Duty: Modern Warfare 3", que será lançado em 8 de novembro, "Assassin's Creed: Revelations", "Battlefield 3", o novo "Tomb Raider" e a prévia de "Halo 4", do qual até agora só se pôde ver um trailer.

A feira E3 é um evento exclusivo para profissionais do setor e meios de comunicação que em 2010 concentrou mais de 45 mil pessoas em Los Angeles. A edição 2011 abriu nesta terça-feira suas portas e irá até quinta-feira.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas japonesasempresas-de-tecnologiaGamesIndústria eletroeletrônicaMicrosoftNintendoPlayStationSonyTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro