Pode haver mais publicidade nos aplicativos do que parece.
Milhares de aplicativos móveis estão secretamente rodando propagandas que não podem ser vistas pelos usuários, defraudando os anunciantes e provocando lentidão nos smartphones, segundo um novo relatório da Forensiq, uma firma que monitora fraudes na publicidade on-line.
Ao longo de 10 dias de estudo, um por cento de todos os aparelhos observados nos EUA rodou pelo menos um aplicativo que cometeu esse tipo de fraude; na Europa e na Ásia, dois a três por cento dos aparelhos receberam anúncios falsos.
A Forensiq identificou mais de 5.000 aplicativos que rodam anúncios invisíveis em aparelhos Apple e Android.
Os anunciantes estão pagando cerca de US$ 850 milhões por esses anúncios a cada ano, segundo o relatório, e os aplicativos com a taxa mais elevada de fraude nas publicidades podem queimar 2 gigabytes de dados por dia em apenas um aparelho.
A enorme quantidade de atividade gerada por aplicativos com anúncios falsos foi o que expôs a farsa.
A Forensiq notou que alguns aplicativos estavam rodando anúncios a uma frequência tão alta que o público-alvo não poderia ser gente de verdade.
Os aplicativos, diz a Forensiq, estavam atingindo esses números mostrando até cinco anúncios de fundo para cada publicidade visível para os usuários. Alguns aplicativos continuaram rodando os anúncios mesmo depois de o aplicativo ter sido fechado.
Diferentemente de muitos outros tipos de softwares maliciosos, os aplicativos também servem a um propósito legítimo. Muitos deles são simples jogos ou utilitários e parecem ter usuários reais.
“Não são o Angry Birds, nem o Candy Crush, mas são aplicativos que as pessoas jogam, desfrutam, e nos quais houve um esforço real de desenvolvimento”, diz David Sendroff, fundador e CEO da Forensiq.
Apps suspeitos
O relatório da Forensiq não identifica, de fato, nenhum dos aplicativos, mas a firma revelou vários dos apps suspeitos para mim. Um deles era um app de amamentação para aparelhos da Apple publicado pela revista American Baby e pela produtora de aplicativos Sevenlogics; os anúncios invisíveis são de empresas como Olive Garden, Amazon e IBM.
A versão mais recente do app tem uma classificação média de 4 estrelas. Uma crítica, postada por alguém que se descreve como “mãe aborrecida e frustrada”, expressou sentimentos contraditórios a respeito do produto.
Apesar de o app ser uma “boia de salvação” para as mães de primeira viagem, a usuária descobriu o seguinte:
“Após alguns meses, congelamentos, reinicializações e travamentos se tornaram mais frequentes e persistentes. Eu também notei que ficou mais difícil evitar clicar acidentalmente nos anúncios pop up e agora eu juro que meu telefone me leva diretamente à App Store sem que eu sequer tenha tocado a tela depois de o pop up aparecer. Infelizmente é tarde demais para trocar de aplicativo porque todas as minhas informações já estão inseridas neste”.
As reclamações sobre erros e lentidão também são comuns nas críticas a uma série de jogos bobinhos para aparelhos Android, com títulos como Waxing Eyebrows, Celebrity Baby e Vampire Doctor, todos publicados pela produtora Girls Games Only.
Um vídeo da Forensiq mostra que esses jogos também rodam um código que produz uma transmissão estável de anúncios invisíveis de empresas como Microsoft, Coca-Cola e Mercedes Benz.
Os problemas de desempenho são quase certamente causados pela carga extra resultante das funções secundárias dos aplicativos, diz a Forensiq.
Eu tentei contato com cinco empresas cujos aplicativos foram sinalizados pela Forensiq e nenhuma delas respondeu.
Rodar anúncios de forma sub-reptícia é uma violação das regras válidas para todos os aplicativos disponíveis nas lojas da Apple e do Android. Mas é difícil identificar o que está acontecendo.
A melhor forma, diz Sendroff, seria monitorar o uso da banda ao longo do tempo -- algo que a Google e a Apple podem não ter capacidade de fazer.
A Apple preferiu não comentar essa reportagem e a Google não respondeu a um pedido de entrevista.
-
1. Obrigatórios
zoom_out_map
1/42 (Thinkstock/Maksim Koval)
São Paulo -- Os aplicativos ganharam o mundo. Eles estão presentes na vida profissional e pessoal de todos nós. Por conta disso, selecionamos 40 apps indispensáveis para você carregar no seu smartphone. Eles são redes sociais, apps de produtividades ou diversão. Veja a seguir quais foram os escolhidos.
-
2. Uber
zoom_out_map
2/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone e
Windows Phone Com o Uber é possível utilizar o GPS do smartphone para encontrar um motorista particular que esteja nas redondezas. Um ponto positivo do Uber é que antes mesmo da corrida o usuário é informado do preço mínimo e máximo possível para aquele trajeto. Ele vem passando por alguns problemas judiciais no Brasil, mas é uma bela alternativa para transporte.
-
3. Pacote Office
zoom_out_map
3/42 (Montagem de EXAME.com com imagens da Microsoft e da Apple)
Grátis, em português, para
Android (somente tablets),
iPhone/iPad e Windows Phone Para quem quer produzir ou trabalhar no smartphone ou tablet, os apps do pacote Office, da Microsoft, são obrigatórios. Antes, era necessário uma conta do serviço Office 365 para poder usar os apps. Agora, não mais. Os aplicativos estão disponíveis tanto para iPhone, quanto para iPad. A restrição fica por conta do Android -- somente tablets têm suporte para os aplicativos. No Windows Phone, eles são parte integrante do sistema.
-
4. Pocket
zoom_out_map
4/42 (EXAME.com)
De graça, em português, para
Android e
iPhone/iPad Para quem gosta de ler notícias e textos no smartphone ou tablet, uma boa dica é o Pocket. Ele limpa a página e exibe o texto e as fotos de maneira mais agradável para leitura. Ele ainda sincroniza o ponto onde o usuário parou a leitura entre diversos dispositivos. Com bastante uso, o app passa a sugerir artigos para o usuário. Algumas ferramentas facilitam o uso do Pocket. Ele tem, por exemplo, uma extensão para navegadores que salva o texto em apenas um clique. Bem prático.
-
5. Spotify
zoom_out_map
5/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone/iPad e
Windows Phone O Spotify é um dos apps de música mais populares. Não faz muito tempo, ele passou a deixar que usuários ouçam músicas de graça (com anúncios entre algumas delas). Alguns dos pontos altos do serviço são as rádios e as listas temáticas. Com uma assinatura premium, ganha-se acesso a faixas específicas e a possibilidade de salvá-las para ouvir offline. O app do Spotify é indispensável para quem ama ouvir música.
-
6. Google Agenda
zoom_out_map
6/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone Quem procura uma opção de agenda para o smartphone, o Google Agenda é uma boa alternativa. O app foi relançado no ano passado pelo Google e chegou muito mais inteligente. Agora, o serviço é capaz de se conectar ao Gmail e reconhecer compromissos automaticamente. Quando se insere um evento manualmente, o app sugere nomes de pessoas e compromissos que podem integrar o agendamento. O Google também reformou o visual do app, que ficou bem agradável, cheio de cores e ilustrações.
-
7. 99Taxis
zoom_out_map
7/42 (EXAME.com/Divulgação)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone/iPad e
Windows Phone O 99Taxis é um dos grandes apps para procura de táxis no Brasil. Ele é capaz de encontrar os táxis mais próximos do usuário usando a localização por GPS do aparelho. Graças a parcerias com outras empresas, não é muito difícil pagar alguns reais a menos por uma corrida. Algumas das parcerias que já aconteceram foram com o PayPal e a operadora Claro.
-
8. eBay
zoom_out_map
8/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone/iPad e
Windows Phone Para os apaixonados por compras, o eBay é um prato cheio. Ele funciona como market place e vendedores do mundo todo colocam produtos no site para serem vendidos. O aplicativo funciona em português, mas aparentemente com uma tradução automáticas -- alguns erros são observados aqui e ali.
-
9. VSCO Cam
zoom_out_map
9/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone/iPad O VSCO Cam é um dos campeões na categoria editor de fotos. Ele tem uma porção de opções de edição. Bons filtros acompanham o app de graça, mas ainda é possível expandir a quantidade -- dentro do app estão disponíveis pacotes de graça e outros pagos. Ainda é possível ajustar manualmente algumas características das fotografias. Entre elas estão saturação de cor, contraste, brilho, concentração da tinta, exposição, granulação, entre outras. Com o VSCO Cam o usuário pode exportar suas imagens para outros apps, como a rede social Instagram.
-
10. Volp
zoom_out_map
10/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone e na
web Para tirar aquelas dúvidas sempre presentes sobre o português, cabe o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (o Volp). Ele existe na forma de apps (que foram lançados no ano passado) ou na plataforma web. Ele é a fonte oficial para conferir questões como o uso do hífen e acentuação gráfica. É indispensável na hora de escrever um texto, apresentação de Power Point ou um e-mail de negócios.
-
11. Airbnb
zoom_out_map
11/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone/iPad e
Windows Phone O Airbnb é o famoso app de aluguel de quartos e casas para viajantes. Ele passou por uma reforma visual enorme, no ano passado. Todo o design do app foi alterado, assim como o logo da empresa. A navegação ficou bastante agradável, com grandes imagens no app. No Airbnb é possível encontrar desde casas comuns até excentricidades, como ilhas completas ou castelos, disponíveis para aluguel. Ele é uma alternativa aos tradicionais hóteis em meio a viagens. Para quem ama viajar, ele é um dos apps mais bacanas do mercado.
-
12. Gmail
zoom_out_map
12/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone/iPad O Gmail é um dos serviços de e-mail mais populares do mundo. O Google reformou seu app para Gmail no ano passado, oferecendo uma bela interface. Hoje, o app também aceita contas externas ao Gmail. Ele serve como aplicativo para contas empresariais da Microsoft Exchange, por exemplo. É possível cadastrar diversos e-mails e alternar entre caixas de entrada ou então usar apenas uma para ver todas as contas ao mesmo tempo.
-
13. Instagram
zoom_out_map
13/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone e
Windows Phone Vamos lá, você já conhece o Instagram, certo? O app é uma rede social voltada exclusivamente para imagens. Ele permite que o usuário fotografe diretamente no app e aplique filtros. A linha do tempo do Instagram é simples o suficiente para fazer a experiência de ver as fotos de seus amigos algo bastante agradável. O aplicativo também permite que seus usuários postem vídeos curtos (na minha linha do tempo, no entanto, as fotos ainda são grande maioria).
-
14. Swarm
zoom_out_map
14/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone e
Windows Phone O Swarm é parte do que era o Foursquare. A empresa fez algumas mudanças de posicionamento e em seus apps. O Swarm é basicamente o que era a parte de check-ins do Foursquare. Além da tradicional marcação de lugares por onde a pessoa passou, é possível fazer planos com os amigos, o que reforça a veia social do app. Para os viciados em apps sociais, ele se faz obrigatório no smartphone.
-
15. SwiftKey
zoom_out_map
15/42 (Divulgação/SwiftKey)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone/iPad O SwiftKey é um teclado inteligente, que monitora o que o usuário escreve e aprende sobre seus hábitos de escrita. Com base nisso, ele sugere palavras para completar a frase e, assim, agilizar a digitação. A habilidade do app de prever palavras é simplesmente fantástica (para não dizer assustadora). Ele tem uma porção de opções de layout -- alguns pagos e outros gratuitos.
-
16. Kekanto
zoom_out_map
16/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone/iPad e
Windows Phone Seguindo a trilha aberta pelo Foursquare, o Kekanto mostra bares, restaurantes, bancos, postos de gasolina e outros pontos de interesse nas proximidades e permite que o usuário compartilhe avaliações desses locais. Ele é um bom app para quem busca opções para sair. A equipe da empresa é bem conectada ao mercado e está sempre de um novidades. Neste ano, por exemplo, eles anunciaram uma versão do app para o Apple Watch.
-
17. Google Maps
zoom_out_map
17/42 (Justin Sullivan/Getty Images)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone/iPad e
Windows Phone Quando o assunto são mapas, um dos apps mais versáteis e confiáveis é o Google Maps. Além de exibir mapas usando a localização fornecida pelo GPS do smartphone, ele ainda tem alguns serviços como informações sobre o transporte público local. O Maps ainda tem em sua base o registro de restaurantes e locais de interesse. É possível usar o aplicativo para explorar os arredores e receber sugestões de restaurantes e bares.
-
18. AfterLight
zoom_out_map
18/42 (Divulgação/AfterLight)
Em inglês, para
Android (R$ 2,52),
iPhone/iPad (US$ 0,99) e
Windows Phone (R$ 2,50) Para quem gosta de dar um toque a mais nas fotos tiradas com o smartphone, o Afterlight é uma boa ferramenta. Ele dá mais opções de edição do que a maioria de seus concorrentes. Além de oferecer filtros para serem aplicados às imagens, ele ainda permite cortes com formas geométricas, aplicação de texturas e diferentes bordas. Depois de ajustada, a imagem pode ser exportada do app em diferentes resoluções ou então compartilhada em diversas redes sociais.
-
19. Duolingo
zoom_out_map
19/42 (EXAME.com)
Grátis, em inglês, para
Android,
iPhone/iPad e
Windows Phone
O Duolingo é um dos melhores apps para quem quer aprender outro idioma. As lições em português são para o francês, espanhol e inglês. Quem já fala o inglês tem ainda mais opções de idiomas para aprender dentro do app.
Ele traz lições desde o nível básico até o avançado. As lições envolvem escrita e conversação (usando sons e o microfone do smartphone). O Duolingo aposta em um formato de game. O usuário pode errar três vezes antes de "perder" o nível. Ele ainda tem um sistema de pontos que incentiva a competição com amigos.
-
20. HERE
zoom_out_map
20/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone e
Windows Phone O HERE é o app do serviço de mapas da Nokia. Uma boa funcionalidade é poder baixar os mapas para consulta offline, o que faz dele uma boa companhia para viagens com rede móvel incerta ou para evitar pagar um roaming de dados. Os maps são dividos por continentes e países. No Brasil, é preciso baixar cada uma das cinco regiões. O download do país todo ocupa pouco mais de 1 GB na memória do smartphone. Ele é capaz de sugerir caminhos para carros ou usando o transporte público -- mas para isso, o smartphone precisa estar conectado à internet.
-
21. YouTube
zoom_out_map
21/42 (Bloomberg)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone/iPad O YouTube é o serviço de streaming de vídeos mais famoso do mundo. Lá é possível encontrar desde episódios do grupo de humor Porta dos Fundos, até vídeos musicais. Falando nisso, não faz muito tempo que o Google adicionou uma área dedicada à música dentro do YouTube.
-
22. Twitter
zoom_out_map
22/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone/iPad e
Windows Phone O Twitter é uma das principais redes sociais do mundo. Ele tem grandes vantagens sobre o Facebook, por exemplo. Ele é a ferramenta ideal para acompanhar o que acontece em tempo real. Um incentivo para isso é a inexistência de qualquer algoritmo que filtre o que o usuário irá ver e que exiba conteúdos postados há dias (ou até anos). Por outro lado, o Twitter parece mais lento em mudar a sua rede social e seu aplicativo. Mesmo assim, se o usuário quer comentar a televisão ou acompanhar um protesto, o Twitter com suas hashtags ainda é a rede social mais apropriada para isso.
-
23. WhatsApp
zoom_out_map
23/42 (Reprodução)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone/iPad,
Windows Phone e
web O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil. O app hoje pertence ao Facebook. Ele usa o número de telefone do usuário para exibir uma lista de contatos que também usam o WhatsApp. A grande vantagem é a possibilidade de trocar mensagens usando somente a rede de dados, sem ser preciso pagar por nenhum pacote de mensagens. Recentemente, a empresa passou a oferecer também a plataforma na web, além de ligações de voz. As novidades são importantes para mostrar que o WhatsApp não está parado.
-
24. Evernote
zoom_out_map
24/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone/iPad,
Windows Phone O Evernote é um ótimo app para anotações. Ele tem um visual bastante intuitivo e agradável -- o design do app é um de seus pontos altos, diga-se de passagem. O Evernote permite a criação de cadernos de anotações para que sejam guardados textos, imagens, links e até desenhos feitos dentro do app. Com ele, é possível compartilhar anotações entre grupos. Com isso, ele reforça a sua proposta de servir como plataforma para grupos de trabalho. Todas as anotações podem ser acessadas usando a aplicação web, além do app para smartphones e tablets.
-
25. Waze
zoom_out_map
25/42 (Montagem/Place.it/EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone/iPad e
Windows Phone O Waze é o GPS de graça com melhor custo benefício que você pode ter no seu smartphone. Usar o Waze irá, muito provavelmente, economizar alguns bons minutos em um trajeto de carro. Ele irá guiar o motorista por ruas que estejam com menos trânsito. Além da parte prática, o Waze tem um lado social para atrair os usuários. Ao dirigir usando o Waze, o usuário ganha alguns pontos. Também é possível colocar avisos para outros motoristas, entre eles alertas para acidentes.
-
26. Dropbox
zoom_out_map
26/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone/iPad e
Windows Phone O Dropbox é um dos grandes utilitários para smartphones e tablets. Ele resolve o problema de compartilhar arquivos entre diversos dispositivos. Todos os arquivos colocados dentro do app são compartilhados automaticamente com os outros dispositivos. Para computadores, é possível instalar o programa. Com isso, não é preciso entrar no site e baixar o conteúdo, tudo chega automaticamente. O Dropbox está em uma briga grande. Google, Microsoft e outras empresas também oferecem soluções muito parecidas. Basta o usuário escolher a sua preferida.
-
27. Wikipedia
zoom_out_map
27/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone/iPad A Wikipedia é a enciclopédia digital mais famosa do mundo. Ela é uma mão na roda para matar aquela curiosidade ou então conseguir novas informações sobre qualquer tipo de assunto. O app do serviço é ótimo, tem boa linguagem visual e estimula a navegação. Lá, está o atalho para visualizar páginas aleatórias -- que também existe na versão web da Wikipedia.
-
28. Remote Mouse
zoom_out_map
28/42 (EXAME.com)
Grátis, em inglês, para
Android,
iPhone,
iPad e
Windows Phone Se você costuma conectar seu laptop a um televisor para ver filmes ou fazer apresentações, vai achar o Remote Mouse muito útil. Ele transforma o smartphone ou tablet num controle remoto para o computador, com teclado e trackpad (que funciona como mouse). Para usar o app, é preciso instalar também um programa no computador. Ele está disponível gratuitamente no site do Remote Mouse, em versões para Windows e Mac. Além disso, o smartphone e o PC precisam estar conectados à mesma rede Wi-Fi. O app oferece itens extras para compra, como um controle remoto específico para o Spotify, que custa 1,99 dólar.
-
29. Adobe Acrobat
zoom_out_map
29/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone/iPad e
Windows Phone O Adobe Acrobat é uma das melhores soluções para quem precisa abrir um PDF no smartphone ou no tablet. Ele permite que o usuário faça anotações dentro do documento. Outra possibilidade com o app é de criar um arquivo PDF. Com uma conta Adobe Document Cloud, o usuário pode acessar a sua biblioteca de documentos na nuvem. Outra função bacana é de permitir a assinatura de documentos usando a tela touch do dispositivo.
-
30. Yahoo Tempo
zoom_out_map
30/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone/iPad Para não ser pego de surpresa por mudanças no clima ao longo do dia, uma boa dica é o Yahoo Tempo. O app tem um visual muito bacana, valorizando imagens e informações bastante visuais. Usando o Flickr (também do Yahoo), o app pega imagens das cidades que o usuário escolheu visualizar. O Yahoo Tempo é capaz de usar o GPS para saber a cidade onde o usuário está. Também é possível cadastrar novas cidades manualmente para a lista.
-
31. Kindle
zoom_out_map
31/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone/iPad e
Windows Phone Para leitura de livros e revistas, o Kindle é um dos melhores apps. Criado pela Amazon, o Kindle conta com o enorme acervo de livros digitais da empresa. Também é possível ler periódicos e até fazer a assinatura de alguns deles pelo app. O usuário ainda pode enviar arquivos por e-mail para que eles sejam colocados em sua conta da Amazon e possam ser acessados pelo app. Quem tem um leitor digital Kindle ainda conta com a sincronização entre os pontos de leitura do app e do gadget.
-
32. Veja São Paulo
zoom_out_map
32/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone O app da revista Veja São Paulo é muito útil tanto para quem mora em São Paulo como para viajantes em visita à cidade. Ele traz a programação de cinema, teatro e shows, e também dicas sobre bares, restaurantes, hotéis e passeios. Além das informações, ele ainda traz notícias produzidas pela equipe da revista e do site de Veja São Paulo. O app é publicado pela Abril, que também publica EXAME.com.
-
33. CamScanner
zoom_out_map
33/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone/iPad e
Windows Phone CamScanner transforma seu celular ou tablet em scanner. Ele permite digitalizar documentos com a câmera e armazená-los no formato PDF. É um tremendo quebra galho para aqueles momentos em que é preciso enviar um documento para outra pessoa. O app tem um recurso de reconhecimento óptico de caracteres, que extrai os textos existentes no documento para que possam ser pesquisados. Ele funciona em português. Mas, em nossos testes, o reconhecimento falhou no caso de letras muito pequenas.
-
34. Runtastic
zoom_out_map
34/42 (EXAME.com/Divulgação)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone/iPad e
Windows Phone Para cuidar da saúde e gerenciar os exercícios físicos, uma boa opção é o Runtastic. Ele usa o GPS para analisar uma caminhada, corrida ou pedalada. O app ainda funciona como treinador. Ele pode ditar o ritmo de um exercício a depender do objetivo do atleta. Todas as informações são exibidas em um mapa que dá informações sobre o exercício. Quem gosta de correr ouvindo música, o app faz integração com as faixas guardadas no dispositivo.
-
35. Yelp
zoom_out_map
35/42 (Tim Boyle/Bloomberg)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone e
Windows Phone O Yelp, um dos mais conhecidos localizadores de bares, restaurantes e outros estabelecimentos, chegou ao Brasil no final de agosto. É um concorrente forte para Foursquare, Kekanto e outros apps similares. No Yelp, os estabelecimentos podem ser filtrados por preço, distância e outros critérios. O ponto forte do app são os comentários e avaliações dos usuários, que ajudam bastante na hora da escolha. Ele oferece, ainda, um recurso que permite os estabelecimentos próximos apontando a câmera do smartphone alguma direção.
-
36. LinkedIn
zoom_out_map
36/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone/iPad e
Windows Phone O LinkedIn é a rede certa para quem quer manter contatos profissionais. O app, além de proporcionar a comunicação entre profissionais, mostra vagas de emprego e oportunidades. É possível buscar por empresas ou então por áreas de trabalho.
-
37. Google Tradutor
zoom_out_map
37/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone/iPad É prudente carregar sempre um bom tradutor no bolso. Uma das melhores opções nessa área é o Google Tradutor. Para os usuários de Android, ele já vem instalado no sistema. O serviço conta com dezenas de línguas para a tradução. Uma boa função, que é relativamente nova, é de tradução de textos visuais -- de grande ajuda para traduzir uma placa durante as férias. Basta mirar o smartphone que a tradução é feita na tela (na imagem está um exemplo).
-
38. Flipboard
zoom_out_map
38/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone/iPad e
Windows Phone O Flipboard é um dos mais bem sucedidos apps de notícias para smartphones e tablets. Ele agrega conteúdos de sites de notícias de dezenas de países. No primeiro acesso, o usuário escolhe os temas pelos quais tem interesse. O Flipbard se define como uma revista eletrônica e seu visual reforça essa marca. A experiência é similar a uma revista, com páginas para serem passadas, por exemplo. É um bom app para quem quer usar o smartphone para leitura.
-
39. iFood
zoom_out_map
39/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone/iPad e
Windows Phone Bateu aquela fome de noite e não quer sair para comer? Para quebrar um galho nessas ocasiões existe o iFood. Ele exibe restaurantes e lanchonetes que fazem entrega e estejam próximos ao seu local. O pedido pode ser feito dentro do próprio app, sem que seja necessário fazer uma ligação. O cardápio é exibido dentro do aplicativo e é possível colocar comentários junto ao pedido, para pequenas mudanças para pessoas que tenham algum tipo de restrição alimentar.
-
40. Hyperlapse
zoom_out_map
40/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
iPhone/iPad O Hyperlapse foi criado pela equipe responsável pelo Instagram no Facebook e produz vídeos acelerados com facilidade. Basta filmar a cena e ajustar a aceleração depois. O ajuste vai de 1 (a velocidade original) a 12 vezes mais rápido. Um estabilizador digital evita que a cena fique excessivamente tremida. Depois que o vídeo é processado, pode-se compartilhá-lo no Facebook e no Instagram. Infelizmente, o app ainda tem versão apenas para iOS. A equipe diz que o sistema Android não oferece recursos técnicos para esse tipo de aplicativo.
-
41. EXAME.com
zoom_out_map
41/42 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone Não poderíamos terminar essa lista sem falar do nosso próprio app. Ele é companhia certa para quem quer ficar bem informado. Com EXAME.com você irá encontrar notícias de economia, política, carreita e, é claro, de tecnologia.
-
42. Agora, veja apps que existem só para Android
zoom_out_map
42/42 (Divulgação)