Tecnologia

Mídia chinesa pede punição severa a Google, Apple e outras

Companhias como Yahoo, Cisco Systems, Microsoft e Facebook ameaçam a segurança cibernética da China e seus usuários de Internet, disse o jornal Diário do Povo


	Espionagem: mídia acusa empresas de monitorarem a China e roubarem segredos
 (Getty Images)

Espionagem: mídia acusa empresas de monitorarem a China e roubarem segredos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2014 às 14h27.

Pequim - A mídia estatal chinesa criticou Google, Apple e outras companhias de tecnologia norte-americanas nesta quarta-feira, e pediu a Pequim "punição severa aos peões" do governo dos Estados Unidos por monitorarem a China e roubarem segredos.

Companhias dos EUA tais como Yahoo, Cisco Systems, Microsoft e Facebook ameaçam a segurança cibernética da China e seus usuários de Internet, disse o jornal Diário do Povo em seu microblogue, em comentários replicados na primeira página do jornal em inglês China Daily. Não ficou claro o que provocou a mais recente acusação, nem qual informação as empresas norte-americanas teriam roubado.

Mas a mídia chinesa tem atacado empresas de tecnologia dos EUA com frequência por colaborarem com a espionagem do governo dos EUA desde a divulgação de amplos programas de espionagem, entre eles o Prism, pelo ex-prestador de serviço da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden.

Sob o Prism, a NSA recolheu dados de companhias como Google e Apple, de acordo com vazamentos de Snowden feitos há um ano. Empresas estatais chinesas vêm desde então preterido os serviços de companhias dos EUA como IBM, Oracle e Cisco a favor do uso de tecnologia doméstica.

Em consequência, as revelações de Snowden podem causar bilhões de dólares em perdas para as empresas norte-americanas, dizem analistas. "Companhias dos EUA, incluindo a Apple, Microsoft, Google, Facebook e etc. estão todas coordenadas com o programa Prism para monitorar a China", disse o Diário do Povo em seu microblogue oficial.

"Para resistir à hegemonia cega da Internet, vamos esboçar regulamentos internacionais e fortalecer as garantias de tecnologia, mas vamos também punir severamente os peões do vilões. A prioridade é fortalecer as penalidades e as punições. Qualquer um que roube nossas informações, mesmo que estejam longe, nós precisamos puni-los!", disse a publicação.

A Microsoft se negou a comentar de imediato. Facebook, Yahoo, Apple e Cisco não estavam imediatamente disponíveis ao serem procuradas pela Reuters por telefone e email.

Acompanhe tudo sobre:AppleÁsiaChinaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEspionagemGoogleInternetTecnologia da informaçãoYahoo

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro