Microsoft (Rick Wilking, Reuters)
Maurício Grego
Publicado em 11 de janeiro de 2013 às 18h31.
São Paulo — Um comunicado distribuído pela Microsoft à imprensa na República Tcheca diz que a empresa vai lançar, em março de 2013, versões do pacote de aplicativos Office 2013 para os sistemas móveis iOS e Android. A notícia deve ter deixado contentes os muitos usuários de iPad e de tablets com Android que querem rodar aplicativos como Word, Excel e PowerPoint nesses dispositivos. O problema é que a empresa, depois, veio a público dizer que a informação da subsidiária tcheca é “imprecisa”.
A informação sobre o Office para iPad e Android está num comunicado à imprensa da Microsoft assinado por Petr Bobek, o gerente responsável pelo Office na República Tcheca, como relatam o site tcheco IHNED e o americano The Verge. “Além do Windows, o Office estará disponível em outros sistemas operacionais: Windows Phone, Windows RT, Mac OS, Android, iOS e Symbian", diz o texto. O comunicado também informa que haverá nova versão dos aplicativos online Office Web Apps.
Depois que a história chegou aos noticiários americanos, Frank X. Shaw, chefe de comunicações corporativas da Microsoft, foi ao Twitter para negá-la. “As informações compartilhadas pela nossa subsidiária na República Tcheca são imprecisas. Não temos nada mais para compartilhar”, escreveu ele. Resta saber o que ele quer dizer com “imprecisa”. Não fica claro se haverá versões do Office para iPad e Android ou não.
Não é a primeira vez que essa história vem à tona. No início deste ano, o jornal digital americano The Daily chegou a dizer que havia visto o Office para iPad em pleno funcionamento. Especulou-se, na época, que ele poderia ser anunciado junto com o novo iPad, o que, obviamente, não aconteceu. Também naquele caso, a Microsoft negou que a notícia de The Daily estivesse correta, mas não forneceu mais informações.
O Office 2013 foi apresentado em julho por Steve Ballmer e sua equipe. Deve lançado para empresas em dezembro e, para o consumidor, em fevereiro. Uma versão do software virá instalada em todos os tablets com o sistema Windows RT, uma variante mais leve do Windows 8. A Microsoft vai oferecer o pacote de aplicativos num sistema de assinatura anual.