Tecnologia

Microsoft terá tarefa difícil em enfrentar iPod

Empresa planeja lançar o player de música Zune este ano, numa tentativa tardia de desafiar o domínio do iPod, da Apple

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h23.

A Microsoft anunciou que planeja lançar o player de música e entretenimento Zune este ano, em uma tentativa tardia de desafiar o domínio do player iPod, da Apple.

O anúncio surgiu depois de semanas de boatos e especulações sobre um lançamento desse tipo. A Microsoft já vinha divulgando os produtos junto às gravadoras.

"Sob a marca Zune, nós forneceremos uma família de produtos de hardware e software, os primeiros dos quais chegarão ao mercado este ano", afirmou Chris Stephenson, gerente geral de entretenimento e serviços na Microsoft, em comunicado.

"Vemos uma grande oportunidade de unir tecnologia e comunidade, e permitir que os consumidores explorem e descubram música juntos."

A maior produtora de software do mundo enfrentará uma batalha árdua para recuperar o atraso com relação ao player de música e à loja online iTunes Music Store da Apple, líderes disparados em seus respectivos mercados.

O iPod detém mais de metade do mercado de players digitais de música, de acordo com o grupo de pesquisa NPD, enquanto a iTunes responde por mais de 70 por cento da música vendida em formato digital nos Estados Unidos. No mercado norte-americano, o iPod tem participação superior a 75 por cento, de acordo com a NPD.

"Ao criar um aparelho de estilo de vida, a Microsoft com certeza terá de travar uma batalha difícil", disse Michael Gartenberg, diretor de pesquisa da JupiterResearch. "Será difícil para eles criarem o mesmo nível de influência que a Apple conquistou com o iPod."

Fontes da indústria da música disseram à Reuters no começo do mês que a Microsoft havia revelado planos para levar ao mercado antes do Natal um player de mídia que permitiria que os usuários baixassem vídeos e música por meio de conexões sem fio.

A empresa tentará também reproduzir a abordagem simples da Apple, fornecendo um ecossistema integrado e contínuo para a mídia digital, o que é visto como um dos componentes essenciais do sucesso do iPod/iTunes, disseram as fontes.

"O que a Apple fez com verdadeiro sucesso foi controlar todos os elementos da solução", disse Mike McGuire, analista do Gartner. "Mas ter todos os elementos sob controle não é garantia de sucesso -basta observar o exemplo da Sony."

A Sony lançou um serviço de música, além de software e um player próprios, mas não conseguiu até agora abalar a posição da Apple na música online ou roubar mercado ao iPod.

Visite também o site da Info.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

TikTok segue indisponível nas lojas de aplicativo dos EUA mesmo após liberação de Trump

A curiosa bateria nuclear chinesa que tem o tamanho de uma moeda e pode durar 50 anos

Para trazer mamute extinto de volta, startup recebe US$ 200 milhões em investimento

Brasil questiona mudanças na moderação de conteúdo da Meta em audiência pública com big techs