Tecnologia

Microsoft revela a estrutura do próximo Windows

O processador chamado "System on a Chip" (SoC) é nova tecnologia apresentada antes da inauguração da Consumer Electronics Show, maior feira eletrônica do mundo

Steve Ballmer, diretor-executivo da Microsoft: Windows em qualquer plataforma (Miguel Villagran/Getty Images)

Steve Ballmer, diretor-executivo da Microsoft: Windows em qualquer plataforma (Miguel Villagran/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2011 às 08h47.

Los Angeles - A gigante da informática Microsoft revelou na última quarta-feira a estrutura da próxima versão do sistema operacional Windows, o processador chamado "System on a Chip" (SoC), que já é empregado em tablets e telefones celulares.

A nova tecnologia foi apresentada em entrevista coletiva um dia antes da inauguração da maior feira de eletrônica do mundo, a Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas.

O diretor-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, que em seu discurso evitou falar em um "Windows 8", indicou que a tecnologia SoC permitirá condensar a essência do sistema operacional em pequenos chips para conseguir que "o Windows esteja disponível em qualquer plataforma existente".

O software apresentado pela Microsoft ainda está em fase de desenvolvimento, e a companhia informou que trabalha nele com outras empresas, como AMD, Intel, Nvidia, Qualcomm, ARM e Texas Instruments.

Durante a apresentação da Microsoft, Ballmer não disse nada sobre o lançamento de um dispositivo para conectar televisão e internet, como a "Apple TV".

O diretor-executivo da empresa ressaltou que a Microsoft continuará investindo "agressivamente" para melhorar e desenvolver o sistema Windows Phone 7.

Ballmer confirmou ainda o sucesso da divisão de videogames da empresa em 2010, graças ao rendimento do Xbox 360 e ao lançamento do Kinect, dispositivo de controle sem comandantes que já vendeu mais de oito milhões de unidades desde 4 de novembro.

A CES abrirá suas portas de quinta-feira a domingo

Acompanhe tudo sobre:CESEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria digitalMicrosoftSoftwareTecnologia da informaçãoWindows

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma