Tecnologia

Microsoft reduz preço do Xbox 360 para deter o Wii da Nintendo

Empresa adota a mesma medida da Sony, que reduziu o preço do PlayStation 3 em julho para conquistar consumidores

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2011 às 17h45.

A Microsoft resistiu por 21 meses à idéia de baixar o preço do Xbox 360, a fim de continuar na briga pela liderança do mercado mundial de videogames e deter o avanço do Wii, o aparelho da Nintendo. Nesta terça-feira(7/8), porém, a companhia cedeu. O modelo mais popular do Xbox ficará 50 dólares mais barato, e irá ao mercado agora por 349 dólares. O console mais sofisticado será vendido por 449 dólares - 30 a menos. E a versão mais simples recuou 20 dólares, para 279. Em julho, a Sony já havia cortado 100 dólares do preço do PlayStation 3, que passou a custar 499 dólares.

O que levou as duas empresas a tal medida é o grande sucesso do videogame da Nintendo. Desde que foi lançado, em novembro do ano passado, até o final de junho, foram vendidos 9,3 milhões de consoles do Wii no mundo. De acordo com o americano The Wall Street Journal, somente em junho, a Nintendo emplacou 4 de seus videogames para cada PlayStation 3. Contra a Microsoft, a diferença foi de dois para um.

Os analistas não esperam que a Nintendo reduza seu preço no curto prazo, já que o valor é o mais baixo do mercado - 250 dólares. Além disso, a demanda continua elevada. De qualquer modo, a manobra da Microsoft tende a dar mais fôlego ao Xbox 360. "Isso certamente rejuvenescerá o Xbox 360 no mercado", diz Van Baker, um analista da Gartner.

Oficialmente, a Microsoft nega que o corte de preços esteja atrelado à vantagem do Wii. "Esta sempre foi nossa estratégia", afirma David Hufford, diretor de desenvolvimento do Xbox 360. Apesar dos movimentos da concorrência, a Nintendo continua otimista. A companhia ainda mantém a previsão de vender 22 milhões de Wii até o fim de seu ano fiscal, em março de 2008.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGamesIndústria eletroeletrônicaMicrosoftNintendoTecnologia da informaçãoXbox

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não