Tecnologia

Microsoft quer comprar empresa de publicidade em videogames

Multinacional cobiça mercado que deve girar mais de 700 milhões de dólares até 2010

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h20.

A Microsoft está de olho na Massive Inc., uma empresa que tem como serviço publicar anúncios em videogames. Criada há dois anos, a Massive possui 80 funcionários e clientes como a Coca-Cola e a Honda Motor. É uma das pioneiras na divulgação de propaganda em jogos eletrônicos, e por isso entrou na lista de aquisições da Microsoft, que deve anunciar a compra por um valor entre 200 milhões de dólares e 400 milhões na próxima semana, de acordo com o jornal norte-americano The Wall Street Journal.

Este será mais um negócio em direção ao fortalecimento do videogame como nova mídia para a publicidade. Nesta semana, a Viacom pagou 102 milhões de dólares para adquirir a Xfire Inc., uma companhia novata que opera um serviço de mensagens instantâneas que conecta jogadores pela internet. Em setembro de 2005, a News Corp. concordou em pagar 650 milhões de dólares para adquirir a IGN Entertainment Inc, uma empresa que opera vários sites que têm como público alvo os amantes dos jogos eletrônicos.

Na verdade, a publicidade em videogames já existe, mas de modo ainda primitivo. Uma fabricante de veículos, por exemplo, pode pagar para ter seus carros exibidos em um outdoor em um estádio que seja cenário de um jogo de beisebol. O problema é que, desse modo, os anúncios são inseridos no disco do jogo e não podem ser reformulados.

O que está revolucionando este canal para a publicidade é a internet. Cada vez mais jogadores conectam seus videogames à rede, e essa movimentação deve ser reforçada com a chegada de novos consoles, que levarão os consumidores à internet para disputar com colegas e fazer download de conteúdo complementar, como novos uniformes e armas. É justamente aí que atua a Massive. A companhia pretendida pela Microsoft pode transmitir anúncios pela Internet e inseri-los no cenário de videogames enquanto os usuários estão jogando - o que significa colocar marcas em pôsteres, cartazes, latas de refrigerante e outros elementos dispostos no cenário dos jogos. Assim os anunciantes podem divulgar campanhas nos momentos mais oportunos, como promover a estréia de um filme ou o lançamento de um novo produto.

O mercado de anúncios em videogames está em franca expansão, apesar de ainda concentrar uma soma pequena de dólares: cerca de 56 milhões em 2005, contra 34 milhões no ano anterior, de acordo com o Wall Street Journal. Mas segundo um relatório da consultoria Yankee Group, este é um setor que deve girar mais de 700 milhões de dólares até 2010. Ainda pelos números da consultoria, a quantidade de jogos com anúncios deve dobrar em 2006 e passar dos 200 títulos.

Para a Microsoft, a Massive representará, além de uma fatia neste mercado promissor, mais uma opção no portfolio de categorias de anúncios  oferecido a clientes. A meta no longo prazo é manter um serviço online que possa ser acessado por anunciantes à procura de espaço em toda a gama de produtos da companhia..

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Meta lança aplicativo de edição de vídeo em meio a banimento do CapCut

Líderes de tecnologia acompanharam Trump em culto antes da posse presidencial

Meta pode sair ganhando com proibição do TikTok nos EUA

Cabos submarinos danificados na Europa foram resultado de acidentes, e não de sabotagem russa