Tecnologia

Microsoft quer cobrar taxa da Samsung pelo uso do Android

A Microsoft alega que é dona de patentes de tecnologias usadas na plataforma Android, do Google, o que justificaria a cobrança de royalties

A HTC já paga royalties à Microsoft pelo uso do Android em seus smartphones. Agora, é a vez da Samsung (Divulgação)

A HTC já paga royalties à Microsoft pelo uso do Android em seus smartphones. Agora, é a vez da Samsung (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2011 às 12h05.

São Paulo -- A Microsoft exige que a Samsung pague 15 dólares por cada smartphone baseado no sistema operacional Android, do Google, produzido pela empresa coreana. A cobrança é baseada em uma série de patentes utilizadas no sistema operacional, que são propriedade da gigante americana.

De acordo com o jornal coreano Maeil Business, a Samsung deve buscar a redução do pagamento para cerca de 10 dólares em troca de uma aliança maior no uso do sistema operacional Windows Phone 7. A companhia ainda não apresentou comentários sobre o assunto.

Em abril do ano passado, a Microsoft disse que havia chegado a um acordo de licenciamento com a taiwanesa HTC, por meio do qual receberia pagamentos de royalties por seus aparelhos que rodam o Android. A exigência ocorre em um momento em que aparelhos com o sistema operacional do Google ganham popularidade.

Analistas estimam que a Samsung, segunda maior fabricante de celulares, tenha vendido cerca de 19 milhões de smartphones no período de abril a junho, a maioria deles usando o Android. A expectativa é que a companhia surja como a maior produtora mundial do segmento, superando o reinado de mais de 10 anos da finlandesa Nokia.

Desde abril, a coreana enfrenta uma guerra de patentes com outra gigante da tecnologia, a Apple. As duas companhias estão em constante disputa judicial por questões como design e o uso de tecnologias sem fio.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaMicrosoftPatentesSamsungSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda