Tecnologia

Microsoft promove phablets para alcançar Google e Apple

Novo software Windows Phone aposta nos híbridos entre smartphone e tablet e chips mais poderosos

Tablet da Microsoft: atualização para Windows Phone 8 será realizada para desenvolvedores amanhã e para os clientes nos próximos meses (Shannon Stapleton/Reuters)

Tablet da Microsoft: atualização para Windows Phone 8 será realizada para desenvolvedores amanhã e para os clientes nos próximos meses (Shannon Stapleton/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2013 às 17h30.

Seattle - A Microsoft Corp. apresentou o software Windows Phone para híbridos entre smartphone e tablet (os chamados “phablets”) e chips mais poderosos no intuito de alcançar a Google Inc. e a Apple Inc. em dispositivos móveis.

Uma tela de início ampliada e telas com maior resolução permitirão que o software funcione, pela primeira vez, em celulares com visores de cinco e seis polegadas, afirmou a Microsoft em um post num blog. A atualização para Windows Phone 8 será realizada para desenvolvedores amanhã e para os clientes nos próximos meses.

Depois de ficar atrás do sistema operativo Android, do Google, e do software iOS, da Apple, no setor de smartphones e de tablets, a Microsoft tentará apelar aos consumidores. Os envios mundiais dos chamados “phablets” mais do que dobrarão neste ano, totalizando 60,4 milhões, prognosticou a empresa de pesquisas IHS, em janeiro. Trata-se de uma porção mínima do mais de 1 bilhão de envios de smartphones esperados pela empresa de pesquisas IDC.

A Nokia Oyj, que está vendendo sua unidade de celulares à Microsoft por US$ 7,2 bilhões, lançou uma promoção para seu evento Nokia World, que será celebrado em 22 de outubro, com uma imagem de um phablet. A Microsoft, sediada em Redmond, Washington, adquirirá a companhia para impulsionar seus esforços no setor de celulares enquanto tenta atrair outros fabricantes para seu sistema operativo para celulares.

A participação do Windows Phone no mercado de sistemas operativos para smartphones, de 3,7 por cento no segundo trimestre, se compara a 79 por cento para o Android e a 13 por cento para o iOS, conforme a IDC. O Windows Phone está tendo melhores resultados na Europa e na América Latina do que nos EUA, informou Greg Sullivan, diretor na divisão, em uma entrevista.

Procurando sócios

Terry Myerson, diretor da unidade de sistemas operativos da Microsoft, tentou reavivar o interesse da HTC Corp. no Windows Phone no mês passado, afirmaram duas fontes do setor. Ele ofereceu reduzir ou eliminar a taxa de licenciamento para tornar o software atraente, como segunda opção em celulares com Android, acrescentaram as fontes.

O presidente Steve Ballmer e outros executivos se reuniram com fabricantes de celulares durante uma viagem a Pequim para tentar recrutar sócios e dar força aos atuais acordos, afirmou uma fonte do setor.

Como parte da atualização anunciada hoje, a Microsoft informou que o Windows Phone suportará o chip Snapdragon 800 com quatro núcleos da Qualcomm Inc., processador utilizado em alguns dos próximos lançamentos com Android. A Microsoft também criou uma função chamada “modo motorista”, que impede que os usuários façam ligações ou enviem mensagens de texto enquanto estão dirigindo.

Acompanhe tudo sobre:CelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaMicrosoftSmartphonesTabletsTecnologia da informaçãoWindows Phone

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não