Tecnologia

Microsoft pretende lançar um rival para o Chromecast, diz site

Documentos registrados no FCC falam de um aparelho identificado como HD-10 e com portas HDMI e USB e suporte a Wi-Fi; transmissão deve ser feita por Miracast

microsoft (Getty Images)

microsoft (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2014 às 07h35.

Documentos registrados no site da Federal Communications Commission (FCC) mostram que, aparentemente, a Microsoft está planejando lançar seu próprio dispositivo de streaming. Bem aos moldes do (provável concorrente) Chromecast, o aparelho, identificado apenas como HD-10, deverá contar com uma porta HDMI, suporte a Wi-Fi e conexão USB usada na recarga.

Os arquivos que mencionam o gadget foram encontrados pelo site Windows Phone Daily. Um documento na Wi-Fi Alliance ainda o descreve como um “Miracast dongle”, um dispositivo baseado em Miracast, em uma tradução livre.

Ou seja, o supostamente pequeno aparelho deverá transmitir o conteúdo de smartphones e tablets usando este padrão, cujo suporte foi introduzido a alguns dispositivos móveis da MS com o mais recente Windows Phone 8.1.

O texto do Windows Phone Daily ainda reforça o rumor lembrando da função “Project My Screen”, que apareceu também no WP 8.1.

Diferentemente do padrão utilizado pelo Google no Chromecast, o Miracast é um pouco mais “direto” e limitado. Como descreve o GigaOM, ele serve basicamente para exibir o conteúdo da tela do smartphone – ou, por ventura, do notebook – em outra superfície, como uma televisão bem maior. Nada de múltiplas telas ou fontes de mídia, no entanto.

Ainda assim, se o preço for baixo como o do rival, o tal HD-10 pode sim ser um bom adendo ao mercado. O anúncio pode acontecer já no próximo dia 4 de setembro, um dia antes da IFA 2014, em um evento no qual a Microsoft anunciará ao menos um novo membro da linha Lumia.

Acompanhe tudo sobre:ChromecastEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOMicrosoftTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO