Windows Phone: rodar aplicativos criados para Android no sistema Windows é já possível. Todavia, é preciso usar o emulador chamado BlueStacks (Arquivo/Getty Images)
Lucas Agrela
Publicado em 13 de fevereiro de 2014 às 17h01.
A Microsoft estaria planejando trazer aplicativos do Android para o Windows Phone e para o Windows, de acordo com o The Verge. Fontes que não quiseram se identificar informaram que a companhia planeja oferecer os apps na loja virtual Windows Store.
No entanto, a empresa ainda não chegou a uma decisão sobre o caso, já que que alguns acreditam que isso levaria ao fim o sistema móvel da Microsoft.
Essa não seria a primeira vez que uma companhia faz isso para buscar um aumento de relevância no mercado. A BlackBerry já permitiu que aplicativos Android rodassem na plataforma BlackBerry 10 por meio de um emulador.
Contudo, a medida não obteve sucesso em atrair mais consumidores. Segundo a IDC, a BlackBerry perdeu cerca de 40% do seu mercado no ano passado.
Mas a proposta da Microsoft estaria em um contexto mais favorável, já que a empresa é grande e não depende apenas dos seus dispositivos móveis para lucrar. Sendo assim, medidas mais radicais poderiam ser tomadas.
No entanto, considerando que o Android pode ser considerado o equivalente do Windows no ambiente mobile - já que está na maioria dos aparelhos -, essa integração poderia gerar resultados interessantes.
Seria possível, por exemplo, rodar Flappy Bird no seu computador ou no seu sistema Windows Phone, duas plataformas que ficaram de fora do sucesso do jogo. Outra vantagem seria a maior base de usuários atingida com um aplicativo criado para Android. Mas problemas de compatibilidade poderiam acontecer devido à ampla gama de dispositivos com os sistemas da Microsoft.
Rodar aplicativos criados para Android no sistema Windows é já possível. Todavia, é preciso usar o emulador chamado BlueStacks. Com ele, você pode jogar games, acessar redes sociais e fazer quase tudo que você faz em um dispositivo móvel com Android. O The Verge informa que é possível que a companhia esteja negociando uma parceria com a Microsoft.
INFO entrou em contato com a Microsoft para comentar o caso e esta reportagem será atualizada com o posicionamento oficial da empresa.