Tecnologia

Microsoft pode ajudar Nokia em dificuldade

As ações perderam 90% em cinco anos e três grandes agências de rating classificaram a dívida da fabricante como especulativa

"Se a Nokia acabar em dificuldades financeiras, acredito que haverá uma ajuda", disse o analista Sami Sarkamies, da Nordea (Divulgação)

"Se a Nokia acabar em dificuldades financeiras, acredito que haverá uma ajuda", disse o analista Sami Sarkamies, da Nordea (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2012 às 14h48.

Londres - Em discurso aos funcionários da Nokia em janeiro de 2011, o presidente-executivo Stephen Elop, então havia quatro meses no cargo, comparou a situação da companhia a ficar encurralado em uma plataforma em chamas.

Quase um ano e meio depois, com o smartphone Lumia longe de levantar as vendas, a condição da Nokia continua desesperadora. As ações perderam 90% em cinco anos e três grandes agências de rating classificaram a dívida da fabricante como especulativa.

A Microsoft, onde Elop já trabalhou e cujo software é base para o Lumia, tende a parar de ajudar a Nokia e vê-la como uma porta de entrada valiosa para o mercado de celulares? Analistas atribuíram o declínio da Nokia em grande parte à resposta tardia à Apple, cujo iPhone redefiniu o mercado de smartphone em 2007. Muitos veem uma união com a Microsoft como possivelmente a última chance para dar uma reviravolta.

Para a Microsoft, a relação é importante porque a Nokia foi a primeira grande entrada para o mercado de smartphone, após uma década de investimentos pesados. Durante esse período, outras fabricantes de celulares ou tinham que produzir o próprio software -como a Apple- ou tinham que recorrer ao Android do Google.

"Se a Nokia acabar em dificuldades financeiras, acredito que haverá uma ajuda", disse o analista Sami Sarkamies, da Nordea.

Nokia e Microsoft se negaram a comentar o assunto.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaMicrosoftNokiaSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Como prever o consumo? A resposta será revelada no Scanntech (In) Motion 2025

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência