Tecnologia

Microsoft paga personalidades do YouTube por análises positivas, diz site

Um anúncio indica que a empresa pagaria R$ 7 por 1 mil visualizações do vídeo

Xbox one (Divulgação)

Xbox one (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 22 de janeiro de 2014 às 09h02.

A Microsoft ofereceu dinheiro para algumas personalidades do YouTube para que elas fizessem análises positiva de seu novo console, o Xbox One. Segundo o Ars Technica, foram 3 dólares, cerca de 7 reais, por 1 mil visualizações. Ou seja, se um vídeo atingir 1 milhão de visitas, o dono do canal ganha 3 mil dólares, 7 mil reais.

Uma imagem vazada de um anúncio da plataforma de vídeos Machinima indica que a Microsoft oferece a remuneração aos vloguers. A promoção foi divulgada no Twitter na Inglaterra e confirmada em um e-mail vazado.

Nada de negativo poderia ser dito nos vídeos, nem sobre as empresas e especialmente sobre o console.

Sobre o caso, a fabricante do Xbox One informou que não estava ciente dos contratos individuais com internautas e "não ofereceu retorno a nenhum vídeo".

Em um comunicado conjunto, a Microsoft e a Machinima informaram que a "parceria típica de marketing para promover Xbox One em dezembro. A equipe de Xbox não faz análises de quaisquer conteúdos específicos ou fornece retorno para nenhum conteúdo".

Clique para abrir o link no navegador

Electronic Arts - Não apenas a Microsoft, mas também a gigante distribuidora de games Electronic Arts teria oferecido dinheiro por análises positivas na internet. De acordo com o The Verge, a companhia teria feito isso para promover o títulos Battlefield 4 e Need For Speed: Rivals.

A empresa possui um programa de remuneração chamado Ronku, que paga 10 dólares (24 reais) por 1 mil visualizações e 200 mil dólares (469 mil reais) por uma campanha de 20 milhões de visitas nos vídeos, segundo o site NeoGAF. Os produtores de vídeo para o YouTube precisam seguir algumas regras durante a criação. 

A empresa confirmou ao The Verge que remunera internautas por conteúdos positivos por meio de seu programa Ronku. 

 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGamesIndústria eletroeletrônicaINFOMicrosoftTecnologia da informaçãoXbox

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump