Tecnologia

Microsoft OneDrive estreia com edição de documentos em tempo real

OneDrive passará a oferecer recursos similares a outros serviços concorrentes como o DropBox e Google Drive, criando uma solução mais integrada e multiplataforma.

OneDrive (Divulgação)

OneDrive (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2014 às 10h55.

Devido a problemas jurídicos, no final de janeiro a Microsoft anunciou que iria renomear seu serviço de armazenamento em nuvem SkyDrive para OneDrive. Hoje (19) a empresa oficializou mundialmente esta mudança e apresentou novidades para a plataforma. 

Atualmente com 250 milhões de usuários, o OneDrive passará a oferecer recursos similares a outros serviços concorrentes como o DropBox e Google Drive, criando uma solução mais integrada e multiplataforma. 

“Essas novidades representam a nova visão da Microsoft sobre dispositivos e serviços integrados. Nós queremos que as pessoas tenham acesso a tudo em qualquer lugar”, disse Fernanda Di Giaimo, gerente de produto da Microsoft Brasil. 

Entre as principais novidades está o backup automático de fotos e vídeos de dispositivos Android, edição de documentos em tempo real, suporte a “todos os tipos de arquivos de vídeo” com adaptação da reprodução com base na velocidade da conexão web e mais espaço gratuito para armazenamento na nuvem — acrescentados aos 7GB para novos usuários ou sobre os 25GB para quem criou uma conta poucos meses depois do lançamento do então chamado SkyDrive. 

Android - A partir de hoje usuários que baixarem o aplicativo do OneDrive (ou realizarem a atualização do mesmo) em seu dispositivo Android poderão optar pela sincronização automática de fotos e vídeos para o serviço na nuvem da Microsoft. 

Quem habilitar o backup automático desses arquivos pelo OneDrive ganhará mais 3GB de espaço gratuito. O mesmo recurso já existe para usuários do sistema iOS desde novembro do ano passado. 

Office - A Microsoft também anunciou uma integração com o pacote Office para salvar documentos diretamente na nuvem. A empresa irá liberar a edição em tempo real, similar ao que existe no Google Docs. 

Desta forma, será possível salvar um documento na nuvem, gerar um link do mesmo e compartilhar o conteúdo com outras pessoas. Não será necessário ter um pacote Office instalado ou uma conta da Microsoft para abrir e editar um arquivo. O serviço também irá armazenar um histórico com todas as versões do mesmo documento. 

Console - O Xbox One também receberá recursos do OneDrive. Um exemplo é a possibilidade de gravar uma gameplay do videogame e compartilhar o conteúdo com algum amigo por meio do serviço na nuvem.

Armazenamento - O padrão de espaço gratuito para quem criar uma nova conta no OneDrive é de 7GB (com opção de ampliação de mais 3GB ao ativar o backup automático no dispositivo Android). Mas será possível aumentar esse valor em até 5GB ao realizar convites para amigos — cada um que aceitar te dará 500MB extra de espaço. 

Quem comprar um pacote Office 365 Home Premium (R$ 209 a licença anual) também receberá 20GB extra de espaço por usuário (são 5 contas no total). Além disso, há opção de comprar mais armazenamento com pacotes de 50GB, 100GB, 200GB e 500GB.

//www.youtube.com/embed/bw1ciTl5YK4

 

Acompanhe tudo sobre:AndroidComputação em nuvemEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleINFOMicrosoftTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não