Tecnologia

Microsoft oficializa Project Spartan e suas funcionalidades

Como já indicavam rumores, o navegador terá uma interface minimalista, bem diferente da que é vista hoje no IE, mas similar, de certa forma, à do rival Chrome

Spartan: nada foi dito em relação a extensões, tão populares nos concorrentes (Reprodução)

Spartan: nada foi dito em relação a extensões, tão populares nos concorrentes (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2015 às 16h12.

São Paulo - Além de falar do Windows 10, a Microsoft aproveitou o evento realizado nesta quarta-feira para anunciar oficialmente o Projeto Spartan, novo browser que deve tomar o lugar do Internet Explorer na décima edição do sistema operacional.

Como já indicavam os rumores, o navegador terá uma interface minimalista, bem diferente da que é vista hoje no IE, mas similar, de certa forma, à do rival Chrome.

Ela funcionará aliada a uma nova engine de renderização, que tomará o lugar da tradicional Trident e ficará responsável por carregar o conteúdo de sites.

Nada foi dito em relação a extensões, tão populares nos concorrentes.

O browser também contará com um modo de anotações, que permitirá escrever e desenhar sobre versões salvas de páginas pela web.

Os comentários e rabiscos poderão depois ser compartilhados com outros usuários pela nuvem, e mesmo os convidados serão capazes de contribuir com o arquivo – usando mouse, teclado, canetas stylus ou os dedos.

Fora isso, o Spartan (que ainda não tem um nome definido) terá a Cortana integrada.

Nascida no Windows Phone, a assistente pessoal será acessível pela barra de endereços, e oferecerá informações sobre o tempo e sobre horários de viagem, por exemplo – na versão em inglês, basta digitar “Weather” (“tempo”) para obter a previsão.

Além disso, a ajudante mostrará o caminho para um restaurante que você pesquisar e, com um dicionário, ajudará você a entender o significado de alguma palavra nova que aparecer em um texto.

Por fim, o navegador ainda terá um modo melhorado de leitura, que elimina todas as distrações de um artigo na web, e uma lista de links sincronizada entre dispositivos.

O Project Spartan, no entanto, ainda não estará disponível na próxima versão de testes do Windows 10. A previsão é de que o programa aparece só em “três, quatro ou cinco meses”.

Acompanhe tudo sobre:BrowsersEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOInternetInternet ExplorerLançamentosMicrosoftTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Quem é Ross Ulbrich? Fundador de marketplace de drogas recebeu perdão de Trump

Microsoft investe em créditos de carbono no Brasil

Apple está perto de conseguir um acordo para liberar as vendas do iPhone 16 na Indonésia

Musk, MrBeast ou Larry Ellison: quem vai levar o TikTok?