(MIcrosoft/Divulgação)
Lucas Agrela
Publicado em 8 de outubro de 2018 às 11h29.
Última atualização em 8 de outubro de 2018 às 11h31.
São Paulo – A Microsoft anunciou uma nova iniciativa para levar seus jogos para a nuvem e torná-los acessíveis a partir de smartphones, computadores e consoles. Chamado xCloud, o serviço está em fase de aprimoração para que seja otimizado para funcionar em redes Wi-Fi ou em redes móveis.
"Começaremos testes públicos em 2019 para que possamos aprender e escalar diferentes volumes e locações", afirma, em nota, Kareem Choudhry, chefe da divisão de jogos na nuvem da Microsoft.
O desafio da empresa agora é melhorar a latência, tempo entre ação e resposta do jogo devido à transmissão via internet, o que permitiria que os jogos funcionassem em redes 5G–sucessor do 4G.
A competição que a Microsoft enfrenta é contra nomes conhecidos da indústria de games, como Sony e Nvidia, mas também há Google, Shadow e Liquid Sky na briga pelo mercado de jogos na nuvem.
A Microsoft não deixou claro como pretende diferenciar seu serviço jogos da concorrência. Hoje, o Xbox tem jogos exclusivos, feitos pelos próprios estúdios da companhia americana.
Além de jogos vendidos digitalmente e mídias físicas tradicionais, o Xbox One oferece acesso a uma assinatura de jogos ao estilo Netflix que se chama GamePass, fora o acesso a jogos online, por meio da assinatura da Xbox Live. Ainda não se sabe ao certo como o serviço de jogos na nuvem se encaixa na estratégia da empresa.
Veja o vídeo de divulgação do novo xCloud a seguir.