Tecnologia

Microsoft lança aplicativo retrô inspirado em série "Stranger Things"

Com o Windows 1.11, ajude a salvar a cidade de Hawkins e o resto do mundo

Stranger Things: Microsoft lança aplicativo com referências para a série (Microsoft/Reprodução)

Stranger Things: Microsoft lança aplicativo com referências para a série (Microsoft/Reprodução)

ME

Maria Eduarda Cury

Publicado em 10 de julho de 2019 às 11h46.

São Paulo - No mês de lançamento da terceira temporada da série Stranger Things, feita pela Netflix, a Microsoft lançou um aplicativo para computador com base no design do seu primeiro sistema operacional, o Windows 1.0 - o nome do app, porém, é Windows 1.11, em referência ao nome de uma das protagonistas, Onze.

O aplicativo é ambientado em 1985, ano de lançamento do Windows 1.0 e ano em que se passa a terceira parte da série, que mostra os residentes da cidade fictícia de Hawkins aproveitando - ou tentando aproveitar - o verão. Ao iniciar o Windows 1.11, a sensação é de estar ligando um computador antigo - a tela é menor e se assemelha aos primeiros computadores.

Mas não demora muito para que as referências do universo fantasioso criado pelos irmãos Ross e Matt Duffer apareçam. O sistema apresenta bugs que indicam que algo está invadindo o software.

Veja, abaixo, alguns exemplos: na tela verde, aparece um alerta que orienta o usuário a utilizar o Windows 1.11 para salvar o mundo; já a segunda tela é uma representação do mundo invertido, com diversos arquivos que levam o usuário para a batalha final.

Stranger Things Windows 1.11 Intro

(Microsoft/Reprodução)

Stranger Things Windows 1.11

(Microsoft/Reprodução)

Portanto, além de ser uma forma de relembrar o primeiro software da empresa, o app também funciona como um pequeno jogo de Stranger Things, e o enredo é o mesmo da sua terceira temporada. A cada pista encontrada no aplicativo, o usuário desbloqueia arquivos e mini-games de 8-bit, que lembram os clássicos Super Mario Bros e The Legend of Zelda.

Cada jogo representa uma cena importante da temporada, onde os personagens devem lutar para sobreviver e impedir que seres do mundo invertido destruam a humanidade. Ao vencer um jogo, clipes das cenas dos momentos exatos são exibidos em pixels. Por isso, é recomendável que o usuário já tenha assistido aos novos episódios para fugir de spoilers indesejados.

Embora a série se passe em 1985, não existem referências para algum computador Windows no decorrer dos episódios - talvez porque os personagens estavam muito ocupados descobrindo como salvar o mundo -. Veja, abaixo, o vídeo de divulgação do aplicativo:

https://twitter.com/Windows/status/1147915716236075008?s=20

Para baixar o aplicativo, é preciso ter adquirido o sistema Windows 10 ou superior. Windows 1.11 Stranger Things Edition já está disponível para download por meio deste link – para baixar o arquivo, é preciso usar o site em inglês.

Acompanhe tudo sobre:AppsSériesWindows

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma