Tecnologia

Microsoft irá desenvolver software para área de saúde

Empresa compra programa criado por médicos americanos e assinala uma grande mudança em sua estratégia de atuação

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h27.

A Microsoft planeja criar softwares para a área de saúde, o que assinala uma mudança em sua estratégia habitual de encorajar outros desenvolvedores a elaborar programas para usos específicos, tendo como plataforma operacional o sistema Windows e algumas de suas ferramentas de programação.

O primeiro passo será a compra dos direitos sobre um programa desenvolvido por pesquisadores e médicos de um hospital de Washington, batizado de Azyxxi. A Microsoft também irá contratar dois dos três responsáveis pela criação desse software, além de 40 profissionais que participaram da equipe que o elaborou.

O Azyxxi é usado para armazenar e acessar rapidamente as informações dos pacientes, a partir de diversas fontes, como documentos escaneados, radiografias, imagens de ultrassom e tomografias. A primeira versão foi crada em 1996, pela equipe do Washington Hospital Center. Atualmente, seis outros centros médios adotaram o produto, incluindo o Georgetown University Hospital.

De acordo com o jornal americano The New York Times, o preço da aquisição não foi divulgado pela companhia, mas o movimento indica as grandes ambições da Microsoft em atuar no segmento de saúde. "O negócio representa uma mudança em nossa estratégia. Este é apenas o começo", afirmou Peter Neupert, vice-presidente para estratégias na área médica.

Neupert é um dos responsáveis pela virada estratégica da empresa, que, nos últimos anos, sustentou seu crescimento criando e vendendo sistemas operacionais e pacotes de ferramentas, enquanto incentivava parceiros a desenvolver usos específicos para alguns setores da indústria e de serviços.

Para os analistas, o plano da Microsoft é arriscado. O produto comprado pela empresa é um desenvolvimento caseiro, que não foi testado em grande escala. Além disso, ao entrar nesse mercado, trombará com grandes fornecedores, que também são clientes da Microsoft, como a GE Healthcare, Eclipsys e outros. "Isso coloca a Microsoft na desconfortável posição de potencialmente competir com alguns de seus maiores clientes", afirma Thomas Handler, analista de tecnologia média do instituto Gartner.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Quem é Ross Ulbrich? Fundador de marketplace de drogas recebeu perdão de Trump

Microsoft investe em créditos de carbono no Brasil

Apple está perto de conseguir um acordo para liberar as vendas do iPhone 16 na Indonésia

Musk, MrBeast ou Larry Ellison: quem vai levar o TikTok?